Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Semas retira embargo da Hydro e libera sua atuação em Barcarena

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/01/2019 14h19

Informamos que após a reunião com os diretores da Hydro, na última terça-feira (15), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) emitiu nota-técnica assegurando que a mineradora tem condições de voltar a operar suas atividades em 100%. 

O embargo de 50% foi determinado pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público do Estado (MPPA), por meio do juiz Iran Ferreira Sampaio, da Comarca de Barcarena. A empresa estava proibida desde o dia 28 de fevereiro de 2018 de usar o Depósito de Resíduos Sólidos (DRS-2), assim como reduzir a produção da planta industrial em 50%. 

A área técnica da SEMAS entendeu que a Empresa melhorou a capacidade de resolução de incidentes ambientais ao ponto de não existir mais riscos no momento atual que justificasse a manutenção do embargo de 50% da produção da Hydro.

A nota técnica liberaria a produção da empresa se só houvesse pendências de controle administrativo. Porém, como há uma ação judicial em curso, será necessária ainda a análise do Juízo Federal quanto ao tema. Do ponto de vista da SEMAS não há mais objeções para que a empresa não opere com plena capacidade.