Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Semas propõe parcerias com a Ufra e o Ibama para ajudar animais silvestres

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/01/2019 15h19

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) propôs uma parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e com a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Pará, durante reunião na sede da instituição de ensino nesta quarta-feira (30). O objetivo é colocar em funcionamento o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas), localizado em Benevides.

A unidade é responsável pelo manejo de animais silvestres (nascidos na natureza) que são recebidos em ações fiscalizatórias, resgates de cativeiros ou entrega voluntária de particulares. Os Cetas possuem a finalidade de receber, identificar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar esses animais, que em alguns casos chegam debilitados ao espaço.

A intensão é que, após os atendimentos, os animais sejam devolvidos à natureza. O Centro também tem função educacional, uma vez que pode realizar e subsidiar pesquisas científicas, de ensino e de extensão. 

Atualmente, a Semas não possui um centro de acolhimento para animais silvestres apreendidos em ações de fiscalização.