Hospital de Clínicas zera infecções na UTI Adulto pelo quarto mês consecutivo
Com um intenso trabalho de orientação sobre cuidados com a higiene e a manipulação de dispositivos invasivos, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) chegou à marca de quatro meses consecutivos com zero infecções registradas na unidade de terapia intensiva adulto.
Referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria, a Fundação trabalha continuamente para reduzir o número de infecções. Em 2018, assumiu juntamente com mais de 100 hospitais, o compromisso de reduzir em 50% a média de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) nos casos de Pneumonia Associada à Ventilação (PAVM), Infecção do Trato Urinário (ITU) e Infecção Primária de Corrente Sanguínea Associada à Cateter Venoso Central (IPCS).
O compromisso é um dos objetivos do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil (PROADI – SUS) que busca desenvolver hospitais públicos e filantrópicos que atendem ao SUS com a oferta de suporte técnico para melhoria dos processos de gestão, a partir da experiência de hospitais de São Paulo e Rio Grande de Sul.