Força-tarefa combate focos de incêndio na Floresta Estadual de Trombetas, oeste do Pará
Nesta quinta-feira (29), a Floresta Estadual do Trombetas, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio), no oeste paraense, recebeu uma força-tarefa para combater focos de incêndios florestais nas proximidades da Base Jaramacaru do órgão, situada entre os municípios de Óbidos e Oriximiná.
Agentes do IDEFLOR-Bio, com apoio de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/IBAMA), Corpo de Bombeiros Militar de Santarém, Corpo de Bombeiros Civis de Oriximiná, Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Santarém, secretarias de Meio Ambiente e de Segurança de Oriximiná, e populares residentes no entorno da Flota, ajudaram a conter as chamas, que seguem controladas.
O Instituto monitora a área e está com uma equipe de brigadistas de plantão para atuar no surgimento de novos focos de incêndio. Como medida preventiva, na manhã deste sábado, 31, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), fará o deslocamento de oito militares do Corpo de Bombeiros até a Floresta Estadual do Trombetas a fim de potencializar as ações de prevenção e monitoramento que ocorrem no local. O voo sairá de Belém pela manhã e deverá chegar a Oriximiná, local mais próximo para o pouso, no período da tarde.