Seap solicita ao Iterpa áreas para construção de unidades penitenciárias
Gestores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) se reuniram com representantes do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), na manhã desta terça-feira (11), para apresentar o projeto de investimento para inclusão e proposta de operação de crédito e solicitar a doação de terras para construção de novas unidades prisionais no Pará.
As construções serão financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto prevê a construção de mais nove unidades: Seis Cadeias Públicas Masculinas, uma Central de Triagem Masculina, uma Central de Triagem Feminina e uma Penitenciária Feminina, totalizando 2.870 vagas no sistema. As obras reforçarão a segurança intra e extramuros.
Na reunião também foi discutido o georreferenciamento das terras, para regularizar todos os imóveis e trazer segurança aos empresários que queiram implantar suas fábricas dentro do sistema, a partir do Projeto “Unidades Produtivas”. A iniciativa permite que empresas desenvolvam seus negócios dentro das instalações penitenciárias com o uso de mão de obra prisional.
Participaram da reunião o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos; a coordenadora de Planejamento Estatístico e Orçamento da Seap, Luana Wanzeler; o presidente do Iterpa, Bruno Kono; o assessor chefe do Iterpa, Flávio Azevedo; o assessor da presidência, Gabriel Natário, e o assessor Jurídico do Iterpa, Thiago Coutinho.