Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará realiza encontro do Programa de Erradicação da Mosca da Carambola

Por Sérgio Augusto (ADEPARÁ)
04/03/2020 09h36

Fiscais Estaduais Agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), lotados na capital, e mais cinco municípios do interior paraense, participam, dias 26 e 27 de março próximos, em Belém, do I Encontro de Supervisores do Programa de Erradicação da Mosca da Carambola. O objetivo é capacitar e habilitar engenheiros agrônomos para que façam o nivelamento de informações nas gerências regionais, a respeito do Programa.

Haverá aulas expositivas e também práticas de campo e alguns dos assuntos que serão abordados são a identificação, e monitoramento das moscas das frutas, georreferenciamento, novas tecnologias do setor e procedimentos para levantamento de detecção em armadilhas Jackson e Mcphail, que são estratégias utilizadas no combate à praga.

O georreferenciamento significa localizar um imóvel na terra, definir sua forma e dimensão, através de levantamento topográfico. E a mosca da carambola, cujo nome científico é Bactrocera carambolae, é uma praga classificada como quarentenária, cujos hospedeiros são 37 frutos como a laranja, carambola, manga, goiaba e jambo vermelho. Se não combatido, o inseto pode causar sérios danos à cadeia produtiva no Pará e no Brasil.