Sespa faz atendimento no Hospital Geral Penitenciário
Internos custodiados e assistidos pelo Hospital Geral Penitenciário (HGP) receberam atendimento técnico da Equipe de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP), da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), no último sábado (28).
O objetivo da ação foi avaliar se os pacientes que cumprem medida de segurança podem ou não serem desinternados, subsidiando a decisão do juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Deomar Barroso. Quatorze pacientes foram avaliados e relatórios multiprofissionais estão sendo feitos para serem entregues ao juiz da VEP.
Uma médica, uma enfermeira e uma assistente social da Sespa realizaram os atendimentos juntamente com uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional e uma assistente social do HGP.
Desde o começo do ano, dos 91 presos que cumprem medida de segurança no Hospital Geral Penitenciário (HGP), 60 já foram avaliados e aguardam decisão da Vara de Execuções Penais para serem desinternados ou não. Os relatórios são gerados a partir de perícias feitas pelo Instituto Médico Legal (IML), pelo próprio HGP, e pela Sespa, vão passar pela (VEP).