Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Codec recebe representante de agência governamental australiana para discutir parcerias comerciais

Por Thais Menezes (CODEC)
21/05/2025 18h28

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) recebeu, nesta quarta-feira (21), representantes da Comissão de Investimento e Comércio da Austrália (Austrade), agência governamental australiana voltada aos setores de mineração sustentável, energia limpa e educação. A visita, realizada na sede da Codec, integra a agenda oficial do Escritório de Desenvolvimento Comercial da Austrália no Brasil e teve como foco prospectar parcerias e ampliar investimentos no setor mineral paraense.

Durante a reunião, foram discutidas oportunidades de cooperação, considerando especialmente o destaque do Pará como maior estado minerador do Brasil. O encontro buscou identificar sinergias entre a expertise tecnológica australiana e o potencial geológico do estado, para promover a verticalização da cadeia mineral e agregar valor à produção local.

Participaram do encontro o diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina; a assessora Lorena Aguiar; o gerente de Comércio Exterior, Eduardo Rodrigues; e a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Austrade, Ana Carolina Bonamin. A reunião reforça o compromisso do Governo do Estado em atrair investimentos sustentáveis, com foco no desenvolvimento socioeconômico e na inovação.

A visita da Austrade a Belém também está inserida na missão institucional australiana ao Pará, que inclui vistorias às obras preparatórias da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A Austrália, que concorre para sediar a COP 31 em 2026, busca conhecer boas práticas adotadas pela capital paraense na organização do evento global.

Ao final do encontro, a Codec reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável, destacando o Pará como destino estratégico para negócios internacionais que aliem crescimento, responsabilidade socioambiental e inovação tecnológica.