COMUNICAÇÃO
Libras amplia acesso de deficiente auditivo ao Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação
Localidade: Diversas localidades
18/11/2018 20h39
É nesse cenário de inclusão integral que o diretor executivo do CIIR, José Neto (foto), ressalta a importância de garantir a comunicação entre funcionários e usuários com surdez para manter um atendimento ético, seguro e humanizado.
FOTO: ASCOM CIIR
DATA: 18.11.2018
BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM CIIR
Segundo o otorrinolaringologista Murilo Lobato (foto), que atende no CIIR, a principal causa da perda auditiva é a idade, normalmente ocorrendo a partir dos 40 anos, mas o número de jovens com a deficiência é cada vez maior.
FOTO: SIDNEY OLIVEIRA / AG. PARÁ
DATA: 18.11.2018
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Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará
O intérprete Rogério Dias Moreira (foto) conta que o objetivo é garantir atendimento com excelência em inclusão, por isso os funcionários são capacitados para atender os deficientes auditivos da forma como estes se comunicam. “A aquisição da linguagem em Libras é importante para a comunicação do nosso usuário surdo. Por ser a minha área, procuro fazer a aquisição da língua com todos os colaboradores, para que esses usuários sejam bem recebidos desde o portão até a sala de atendimento do Centro”, ressalta.
FOTO: SIDNEY OLIVEIRA / AG. PARÁ
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Todos os tipos de deficiência – auditiva, visual, física, mental e intelectual – são prioridades no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), inaugurado pelo Governo do Pará em maio deste ano, em Belém.
FOTO: ASCOM CIIR
DATA: 18.11.2018
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Foto: ASCOM CIIR
Segundo o otorrinolaringologista Murilo Lobato (foto), que atende no CIIR, a principal causa da perda auditiva é a idade, normalmente ocorrendo a partir dos 40 anos, mas o número de jovens com a deficiência é cada vez maior.
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Katiuscia Furtado, 35 anos (foto), cuida do filho em tempo integral. Kenzo, 09 anos, foi diagnosticado com o espectro do autismo. No CIIR, o menino já foi atendido pela assistente social, passou por triagem médica, nutricionista e agora foi examinado pelo otorrino. Todo esse processo, segundo a mãe da criança, ocorreu em menos de 15 dias.
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A gerente assistencial do Centro, Paola Reys, reforça a importância de as pessoas procurarem o serviço no CIIR. “É importante trabalhar a conscientização da população, para que elas cheguem até o serviço de reabilitação. Aqui, a estrutura é de primeiro mundo, o tratamento, o atendimento. As pessoas têm que saber que o serviço existe”, frisa a gerente.
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O intérprete Rogério Dias Moreira (em cima) conta que o objetivo é garantir atendimento com excelência em inclusão, por isso os funcionários são capacitados para atender os deficientes auditivos da forma como estes se comunicam.
FOTO: ASCOM CIIR
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Segundo o otorrinolaringologista Murilo Lobato (foto), que atende no CIIR, a principal causa da perda auditiva é a idade, normalmente ocorrendo a partir dos 40 anos, mas o número de jovens com a deficiência é cada vez maior.
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Katiuscia Furtado, 35 anos (foto), cuida do filho em tempo integral. Kenzo, 09 anos, foi diagnosticado com o espectro do autismo. No CIIR, o menino já foi atendido pela assistente social, passou por triagem médica, nutricionista e agora foi examinado pelo otorrino. Todo esse processo, segundo a mãe da criança, ocorreu em menos de 15 dias.
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O intérprete Rogério Dias Moreira (foto) conta que o objetivo é garantir atendimento com excelência em inclusão, por isso os funcionários são capacitados para atender os deficientes auditivos da forma como estes se comunicam. “A aquisição da linguagem em Libras é importante para a comunicação do nosso usuário surdo. Por ser a minha área, procuro fazer a aquisição da língua com todos os colaboradores, para que esses usuários sejam bem recebidos desde o portão até a sala de atendimento do Centro”, ressalta.
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A aposentada Ivone Assunção de Andrade, deficiente auditiva, destaca o diferencial ao receber assistência em um local totalmente inclusivo. “Para quem tem deficiência auditiva é muito importante que todos aqui saibam a Língua de Sinais. Nos sentimos incluídos e livres para interagir com todos e com o ambiente onde estamos sendo atendidos. Isso é maravilhoso!”, diz ela em Libras, em conversa com o auxiliar administrativo Ednelson da Silva Ladislau (foto), do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que estuda Libras no CIIR e faz reforço externo, pois pretende se tornar intérprete.
FOTO: ASCOM CIIR
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Segundo o otorrinolaringologista Murilo Lobato (foto), que atende no CIIR, a principal causa da perda auditiva é a idade, normalmente ocorrendo a partir dos 40 anos, mas o número de jovens com a deficiência é cada vez maior.
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O intérprete Rogério Dias Moreira (foto) conta que o objetivo é garantir atendimento com excelência em inclusão, por isso os funcionários são capacitados para atender os deficientes auditivos da forma como estes se comunicam. “A aquisição da linguagem em Libras é importante para a comunicação do nosso usuário surdo. Por ser a minha área, procuro fazer a aquisição da língua com todos os colaboradores, para que esses usuários sejam bem recebidos desde o portão até a sala de atendimento do Centro”, ressalta.
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O intérprete Rogério Dias Moreira (foto) conta que o objetivo é garantir atendimento com excelência em inclusão, por isso os funcionários são capacitados para atender os deficientes auditivos da forma como estes se comunicam. “A aquisição da linguagem em Libras é importante para a comunicação do nosso usuário surdo. Por ser a minha área, procuro fazer a aquisição da língua com todos os colaboradores, para que esses usuários sejam bem recebidos desde o portão até a sala de atendimento do Centro”, ressalta.
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Segundo o otorrinolaringologista Murilo Lobato (foto), que atende no CIIR, a principal causa da perda auditiva é a idade, normalmente ocorrendo a partir dos 40 anos, mas o número de jovens com a deficiência é cada vez maior.
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Katiuscia Furtado, 35 anos (foto), cuida do filho em tempo integral. Kenzo, 09 anos, foi diagnosticado com o espectro do autismo. No CIIR, o menino já foi atendido pela assistente social, passou por triagem médica, nutricionista e agora foi examinado pelo otorrino. Todo esse processo, segundo a mãe da criança, ocorreu em menos de 15 dias.
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O intérprete Rogério Dias Moreira (foto) conta que o objetivo é garantir atendimento com excelência em inclusão, por isso os funcionários são capacitados para atender os deficientes auditivos da forma como estes se comunicam. “A aquisição da linguagem em Libras é importante para a comunicação do nosso usuário surdo. Por ser a minha área, procuro fazer a aquisição da língua com todos os colaboradores, para que esses usuários sejam bem recebidos desde o portão até a sala de atendimento do Centro”, ressalta.
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