Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

XXXI Fimupa termina mostrando a importância do ensino musical no estado

Localidade: Diversas localidades
11/06/2018 14h25
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. Na foto, o maestro norte americano Darrel Brown. 

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/f3d1bae8-d648-44f3-8b83-8b126951c06b.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. Na foto, o maestro norte americano Darrel Brown. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. Na foto, Duo Santoro.

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/0ff7d2f6-f104-4245-9395-c97e53dd0b72.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. Na foto, Duo Santoro. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. Na foto, o maestro Nelson Ayres.

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/027abb49-98c7-4fb2-9a0b-7c9e06063423.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. Na foto, o maestro Nelson Ayres. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
Com mais de 80 músicos no palco, a Orquestra do XXXI Fimupa reuniu grandes instrumentistas brasileiros e de várias partes do mundo, como o italiano Alberto Bocino, os portugueses do Toy Ensemble (foto) e os brasileiros do Quinteto Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Quinteto Porto Alegre, além de estudantes e professores do Instituto Estadual Carlos Gomes.

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/d97cde3e-4819-4fb3-9562-380b87133f49.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Com mais de 80 músicos no palco, a Orquestra do XXXI Fimupa reuniu grandes instrumentistas brasileiros e de várias partes do mundo, como o italiano Alberto Bocino, os portugueses do Toy Ensemble (foto) e os brasileiros do Quinteto Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Quinteto Porto Alegre, além de estudantes e professores do Instituto Estadual Carlos Gomes. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. 

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/22750a0e-85dd-40ca-920a-a61c4e655905.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann (foto). Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. 

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/c7e386bd-4b2f-4c01-bf5a-fcff28a9a8b0.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann (foto). Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
Além das orquestras e bandas, o festival também teve um dia dedicado às óperas. Foram encenadas as montagens “Domitila”, de João Guilherme Ripper, e o “Doido e a Morte”, do compositor português Alexandre Delgado. As montagens encantaram crianças como a Camila, de 9 anos, que estuda violoncelo e integra o Coro Itacy Silva (foto), do IECG. “Eu achei muito bacana, engraçada e muito bonita. Espero um dia participar de um espetáculo como esse”, sonha a jovem musicista.

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/14fdeedd-aa1a-4cf8-ac1d-d78d9b0a1c57.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Além das orquestras e bandas, o festival também teve um dia dedicado às óperas. Foram encenadas as montagens “Domitila”, de João Guilherme Ripper, e o “Doido e a Morte”, do compositor português Alexandre Delgado. As montagens encantaram crianças como a Camila, de 9 anos, que estuda violoncelo e integra o Coro Itacy Silva (foto), do IECG. “Eu achei muito bacana, engraçada e muito bonita. Espero um dia participar de um espetáculo como esse”, sonha a jovem musicista. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. Na foto, a cantora Monica Salmaso .

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/e6833ed3-1ae6-4954-8b1c-bb5da231ba36.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. Na foto, a cantora Monica Salmaso . FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público.  Na foto, o Quarteto de Cordas da Venezuela.

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/c67ef266-f4ce-4d17-b7d8-d452c2ff53b5.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. Na foto, o Quarteto de Cordas da Venezuela. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
Além das orquestras e bandas, o festival também teve um dia dedicado às óperas. Foram encenadas as montagens “Domitila” (foto), de João Guilherme Ripper, e o “Doido e a Morte”, do compositor português Alexandre Delgado. As montagens encantaram crianças como a Camila, de 9 anos, que estuda violoncelo e integra o Coro Itacy Silva, do IECG. “Eu achei muito bacana, engraçada e muito bonita. Espero um dia participar de um espetáculo como esse”, sonha a jovem musicista.

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/3b75463f-a613-4ff9-a160-d2bc0b6795f7.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Além das orquestras e bandas, o festival também teve um dia dedicado às óperas. Foram encenadas as montagens “Domitila” (foto), de João Guilherme Ripper, e o “Doido e a Morte”, do compositor português Alexandre Delgado. As montagens encantaram crianças como a Camila, de 9 anos, que estuda violoncelo e integra o Coro Itacy Silva, do IECG. “Eu achei muito bacana, engraçada e muito bonita. Espero um dia participar de um espetáculo como esse”, sonha a jovem musicista. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper (d), buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro (e) sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. 

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/e38e6d6b-d997-4357-a0e1-5052356d3a97.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper (d), buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro (e) sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. 

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/7a41c35c-c965-4696-8941-c030e3068ba1.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo, pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo (foto), pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. 

FOTO: ASCOM / FCG
DATA: 10.06.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: ASCOM FCG   |   <a href='/midias/2018/originais/b605d561-52ab-4e19-9539-9902d0725d41.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
A estreia mundial da cantata “Icamiabas” e a execução da primeira sinfonia de Mahler marcaram o concerto de encerramento do XXXI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), no domingo à noite, no Theatro da Paz. A música, de autoria do compositor João Gulherme Ripper, buscou inspiração num poema de João de Jesus Paes Loureiro sobre as guerreiras do Amazonas que formavam uma tribo exclusivamente feminina. “Icamiabas” foi interpretada pela soprano portuguesa Carla Caramujo (foto), pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pelas cordas da Orquestra Sinfônica do XXXI Fimupa, com regência do maestro Tobias Volkmann. Após a execução da música, o compositor e escritor foram chamados ao palco e saudados pelo público. FOTO: ASCOM / FCG DATA: 10.06.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: ASCOM FCG