Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Novo Canil Setorial da PM atua na apreensão de 1 tonelada de drogas em Marabá

Ação conjunta entre PMPA, PRF e outros órgãos contou com apoio do novo 3° Canil Setorial do 1º BME

Por Governo do Pará (SECOM)
10/02/2026 21h46

Uma operação integrada da Polícia Militar do Pará (PMPA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outros órgãos de segurança pública resultou na apreensão de mais de uma tonelada de entorpecentes no município de Marabá, no sudeste paraense. A ação contou com a atuação decisiva do recém-criado 3º Canil Setorial, vinculado ao 1º Batalhão de Missões Especiais (1º BME).

Durante fiscalização de rotina, a PRF abordou um caminhoneiro que demonstrou comportamento suspeito. Diante da situação, foi solicitado o apoio da PMPA, que enviou ao local três viaturas (Tático Comando, Tático 2 e Tático 3), além dos cães farejadores K9 Bolt e K9 Thor.

Especializados na detecção de entorpecentes, os cães sinalizaram a presença de substâncias ilícitas no veículo. Com base na indicação, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e realizou a remoção do assoalho do caminhão, onde foram encontrados 859 tabletes de substância análoga à maconha, totalizando mais de uma tonelada. Segundo avaliação preliminar da Polícia Judiciária, o material apreendido está avaliado em mais de R$ 10 milhões.

Canil recém-criado já apresenta resultados expressivos

O 3º Canil Setorial foi implantado recentemente como unidade estratégica para fortalecer as ações de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada no sudeste do Estado. Segundo o comandante do 1º BME, Tenente-Coronel Aquino, a atuação da nova unidade já demonstra a eficácia dos investimentos realizados.

“Em menos de uma semana de criação, o 3º Canil Setorial já apresentou resultado extraordinário, com a apreensão de mais de 859 tabletes de drogas, correspondendo, assim, aos investimentos realizados e ao cumprimento do objetivo principal da implantação de uma unidade estratégica no combate ao tráfico de drogas no sudeste paraense”, afirmou o oficial.

Reforço no combate à criminalidade

Além de retirar uma grande quantidade de drogas de circulação, a operação reforça o papel estratégico do policiamento com cães nas atividades operacionais da Polícia Militar, especialmente no enfrentamento ao tráfico de entorpecentes e à atuação de organizações criminosas na região.

Todo o material apreendido foi encaminhado à autoridade policial competente, junto ao motorista do caminhão, para os devidos procedimentos legais.