Inspiradas em personagens lúdicos, máscaras auxiliam crianças em tratamento contra câncer no Hospital Regional de Santarém
Projeto humaniza atendimento e proporciona descontração entre pacientes
O que era para ser uma situação bem delicada, virou uma verdadeira brincadeira para a menina Luna Cecília dos Anjos Carvalho Kumaruara, de três anos. Desde o mês de dezembro do ano passado, ela faz tratamento oncológico no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no Oeste do Pará. Ela e os pais moram no distrito santareno de Alter do Chão, e são naturais da aldeia indígena Muruary.
Quando Luna Cecília começou as sessões de radioterapia, surgiu a dúvida na família e na equipe da unidade se haveria alguma resistência por parte da paciente, que tem que ficar imóvel durante alguns minutos para o tratamento. Muito pelo contrário. O que se via pelos corredores do setor era a criança animada para andar na "nave" e se transformar em um dos seus personagens favoritos.
"A gente pensava que ela não ia ficar com a máscara na máquina, mas ela se adapatou muito bem. O personagem que ela mais gosta é a Rapunzel, do filme Enrolados. Aí ela pediu uma máscara que tivesse o cabelo bem grande. E ela amou. Todo dia ela pede para vir. Eu acho que essa questão da máscara ajuda, porque a criança gosta de fantasia. E colocar uma máscara com um super-herói ou outro personagem, faz ela se sentir segura. É muito importante o hospital ter essa preocupação", afirmou a mãe da Luna, Luana Greice dos Anjos Carvalho.
Máscaras - O Hospital Regional de Santarém é referência em oncologia no Oeste do Pará, e é reconhecido como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O HRBA conta com um projeto de customização das máscaras termoplásticas de proteção, que são utilizadas no tratamento de radioterapia para pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Este equipamento é obrigatório para imobilização e é moldado a partir da face de cada usuário, sendo de uso exclusivo.
As crianças que precisam das sessões podem escolher o personagem preferido para que o item seja personalizado. Tem máscaras do Homem de Ferro, Homem-Aranha, princesas, entre outros. Um profissional do HRBA é responsável por transformar as simples máscaras em algo que torne aquele momento mais leve e ameno para os pequenos pacientes em tratamento.
"A gente já trabalha com esse projeto há alguns anos e consideramos ele um marco no tratamento com crianças aqui na radioterapia. Sabemos que o tratamento oncológico é intenso, mas com carinho e atenção e permitindo que esses pacientes vejam os personagens e gostem da máscara, melhoramos a adesão ao tratamento de uma maneira bem menos traumática", explicou a enfermeira coordenadora do setor de oncologia do HRBA, Janete Aguiar.
Radioterapia - A radioterapia utiliza radiações ionizantes (raios-x de alta energia) para destruir células tumorais ou impedir que elas se multipliquem. Durante o tratamento, o paciente precisa ficar parado na máquina, na mesma posição por alguns minutos. Em alguns casos é necessário sedar pacientes crianças para poder realizar as sessões.
Mas no HRBA, os profissionais do setor utilizam as máscaras e várias outras ações para humanizar o tratamento e fazer com que a sedação não seja utilizada. "A radioterapia é indolor, mas para as crianças pode ser um processo mais estressante. E quando elas chegam aqui com a gente, tentamos criar um ambiente mais lúdico para mostrar que nada dói, que ela está segura, que os pais estarão perto, acompanhando tudo", explicou a médica radio-oncologista Patrícia Mineiro, responsável técnica pelo setor de radioterapia da unidade.
"A gente diz que vai passear na nave, que tira foto, confecciona as máscaras de super-heroi, personaliza crachá, entrega certificado de coragem. Tudo para que essa criança se sinta segura e para que as sessões não precisem ser um momento doloroso psicologicamente e sim um momento de alegria, brincadeira e amizade", destacou Patrícia Mineiro.
"O HRBA é o segundo maior serviço de oncologia do estado do Pará e nós também atendemos crianças em nosso serviço. Conversando com esses pacientes, nós extraímos informações importantes, como por exemplo os personagens preferidos. Para aqueles que passam pela radioterapia e precisam usar as máscaras de proteção, a gente oferta essa customização como uma forma de suavizar o tratamento, para que esta criança possa suportar as sessões da melhor forma. É um momento de descontração em que os pacientes se conectam com os personagens e com toda a equipe", concluiu o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.
Serviço:
O HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sob administração do Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.
