Hospital de Capanema faz oficina de itens de carnaval para pacientes e acompanhantes
Ação, no Centro de Hemodiálise da Policlínica dos Caetés, promoveu cuidado, escuta e afeto, em meio a confecção de máscaras e adereços carnavalescos
Referência em atendimentos de alta e média complexidade, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, no nordeste paraense, realizou, na terça-feira (3), oficina de artesanato carnavalesco voltada aos acompanhantes de pacientes em tratamento no Centro de Hemodiálise da Policlínica dos Caetés.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), teve o intuito de assegurar um momento de cuidado, escuta e afeto. Por meio da confecção de máscaras e adereços carnavalescos, a ação proporcionou leveza, descontração e integração, reconhecendo a importância emocional de quem acompanha, muitas vezes diariamente, seus familiares durante o tratamento.
Segundo a presidente do GTH, Fabiane Costa, mais do que uma atividade manual, a oficina reforçou o compromisso do HRPC com a humanização da assistência, valorizando o bem-estar psicológico e social dos acompanhantes e fortalecendo os vínculos entre usuários, familiares e equipe de saúde. As peças produzidas foram preparadas com carinho para presentear os pacientes durante as sessões de hemodiálise, levando alegria e acolhimento ao ambiente terapêutico.
A profissional complementa que a ação evidencia que cuidar da saúde vai além dos procedimentos clínicos, envolve também empatia, atenção e iniciativas que promovem dignidade, conforto e esperança no dia a dia hospitalar.
A organização do evento foi inspirada a partir da rotina vivenciada pelos acompanhantes da hemodiálise. “Eles permanecem muitas horas no hospital acompanhando seus familiares, e a proposta da ação foi justamente tornar esse tempo de espera mais leve e inclusivo. Através do artesanato carnavalesco, conseguimos proporcionar um momento de descontração e cuidado”.
Para Tharciso Souza, coordenador da unidade, ações como a oficina contribuem para tornar o ambiente da hemodiálise mais acolhedor. “Sabemos que o tratamento exige tempo e dedicação tanto dos pacientes quanto dos acompanhantes. Proporcionar momentos como esse ajuda a transformar a espera em um período descontraído, criativo, fortalecendo o vínculo entre usuários, familiares e a equipe assistencial”.
Aprovação - Renilci Prist Borges, de 42 anos, que acompanha a mãe, Eugênia Prist Borges, de 72 anos, paciente renal em tratamento de hemodiálise há um ano, também destacou a ação. “Foi muito interessante ter esse momento diferente para passar o tempo enquanto aguardava o término da sessão da minha mãe. Além disso, poder produzir uma lembrança e presenteá-la com uma surpresa tornou tudo ainda mais especial”.
Dados: De janeiro a dezembro de 2025, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) realizou 15.827 sessões de hemodiálise.
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC
