Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Governo do Pará inicia formação de mais de 1.900 novos agentes da Segurança Pública

Aula magna com o governador Helder Barbalho marca o início dos cursos para oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros

Por André Macedo (SEGUP)
03/02/2026 22h05

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou uma importante iniciativa para fortalecer a segurança pública no estado. Nesta terça-feira (3) a aula magna dos cursos de formação de oficiais (CFO) e de praças (CFP) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, realizada na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) deu início à preparação de mais de 1.900 novos integrantes das forças de segurança do Estado.

A aula magna foi proferida pelo governador Helder Barbalho, que destacou em seu discurso o fortalecimento da segurança no Pará por meio da ampliação dos efetivos das corporações. 

“Este evento representa um importante investimento em segurança pública, que se traduz em benefícios diretos para a população. Contamos com a formatura de mais de 1.900 novos profissionais, que, após concluírem seus cursos, integrarão as fileiras do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar do Pará. Esse reforço no efetivo visa a aprimorar a segurança e o bem-estar de nossa população, permitindo-nos, com uma atuação focada na segurança pública e no cuidado, proteger vidas e resguardar a nossa gente”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Neves, destacou o processo de formação na academia de praças e de oficiais que deve encerrar em setembro deste ano. 

“É com grande satisfação que recebemos hoje os novos alunos do CFP e CFO, que buscarão o conhecimento necessário para se tornarem praças, e os oficiais em formação. A previsão é que a formatura dos alunos, tanto do CFO quanto do CFP, ocorra entre o início e meados de setembro sendo a sociedade a principal beneficiada com a formação desses novos profissionais. Com ampliação do efetivo vamos juntos manter a redução do índice criminal que vem ocorrendo em toda a gestão do atual governo”, destacou.

O coronel Jayme de Aviz Benjó, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, recordou que a ampliação do efetivo vem coroar também a atuação de 144 anos da corporação que se renova com esta nova turma de praças e oficiais.

“Este concurso representa um momento histórico, o maior já realizado pelo Corpo de Bombeiros do Brasil, com a incorporação de 1.943 novos bombeiros em etapas. Podemos afirmar que este concurso representa a formação de uma nova força, com potencial para ampliar a oferta de serviços do Corpo de Bombeiros Militar, bem como as atividades de proteção e defesa civil”, assinalou.

Representando o secretário de Segurança Pública esteve presente o secretário-adjunto de Gestão Operacional/Segup, coronel PM Tarcísio Costa, que ressaltou que os investimentos fazem parte de um projeto maior de transformação do Estado.

“Hoje estamos recebendo novos integrantes tanto do Corpo de Bombeiros quanto da Polícia Militar, que vem somar esforços com todos os efetivos já existentes, que vão ajudar muito na questão de ampliar a atuação dos órgãos de segurança. Com isso, nós iremos com certeza reduzir os índices de criminalidade e também dar uma assistência melhor para a população de todo o Pará”, pontuou.

Investimento em Segurança Pública

A formação de praças e oficiais é resultado do investimento contínuo do Estado na valorização das instituições militares e no fortalecimento das estruturas de segurança pública. O governo do Pará busca reforçar a segurança pública no estado com a formação de novos agentes de segurança pública.

Na PM, as atividades de formação estão distribuídas entre a Academia da Polícia Militar Coronel Fontoura (APM), em Marituba, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Belém, Santarém, Xinguara, Tucuruí, Tailândia, São Félix Do Xingu, Capanema, Bragança, Parauapebas, Abaetetuba, Itaituba, Soure, Marabá, Tomé Açu, Altamira, Conceição Do Araguaia, Paragominas, Salinópolis e Breves.

No CBM, a formação de oficiais acontecerá no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, e o de praças nos polos de Ananindeua, Castanhal, Abaetetuba, Altamira, Marabá e Santarém.