Reconstrução da Odontoclínica da PM garante estrutura modernizada e novos equipamentos em Belém
Unidade, criada há 32 anos, foi ampliada com investimento de R$ 4,5 milhões e inclui RX digital, software de gestão, novo elevador e brinquedoteca para crianças
Nesta quarta-feira (24), o Governo do Pará entregou a nova instalação odontológica da Polícia Militar, em Belém, reforçando a rede de assistência à saúde dos profissionais da corporação, do Corpo de Bombeiros Militar e de seus dependentes. Localizada na Rua dos Mundurucus, no bairro Batista Campos, a Odontoclínica foi reconstruída e ampliada passando a contar com equipamentos modernos e novas soluções tecnológicas para qualificar o atendimento.
Para o governador Helder Barbalho, a obra integra a política de valorização dos profissionais que atuam na segurança pública e garante retaguarda de saúde aos servidores.
“É fundamental que nós possamos valorizar os nossos colaboradores da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros. E esta estrutura, ela tem o papel de garantir os serviços odontológicos para todos os policiais militares, para os bombeiros militares, para os servidores da ativa e também os da reserva, para os seus familiares, para aqueles que participam do Fundo de Saúde também estejam contemplados com atendimento 24 horas, para que os nossos colaboradores possam ter esta retaguarda de saúde”, afirmou.
O governador ressaltou ainda que o investimento representa reconhecimento e cuidado com quem escolheu servir à população paraense. “São colaboradores com os seus familiares que escolheram servir para cuidar e proteger a população e nos cabe garantir condições de trabalho e condições de apoio para que as pessoas estejam protegidas por nós com serviços essenciais para suas qualidades de vida. E é a retribuição que nós podemos dar e o reconhecimento a profissionais, mulheres e homens que defendem e cuidam do povo do Pará”, completou.
Helder Barbalho também destacou a importância de recuperar espaços públicos, modernizar estruturas e assegurar condições adequadas para o trabalho e o bem-estar dos servidores.
“É fundamental que nós possamos cada vez mais recuperar espaços, aproveitar patrimônio do Estado e garantir com que equipamentos modernos, tecnologia, servidores extraordinários e um ambiente adequado para bem assistir àqueles que trabalham por nós. Os servidores públicos são o nosso principal patrimônio, aqueles que na ponta cuidam e fazem com que os serviços do Estado possam chegar até a população”, disse.
Ao enfatizar o papel das famílias na rotina de quem atua no serviço público, o governador observou que a entrega amplia a rede de suporte e contribui para a motivação dos profissionais.
“Muitas das vezes a gente olha o servidor público apenas na ponta no exercício da missão, mas na retaguarda tem família, são mulheres e homens, seres humanos que precisam do apoio, precisam do suporte e é por isso que nós estamos aqui cuidando para que os nossos servidores tenham a atenção necessária e estejam com estes cuidados, motivados a cada vez mais exercer de forma plena e competente o serviço público e o prazer e o privilégio de servir ao povo do Pará”, concluiu.
Criada há 33 anos, a unidade passou por intervenções estruturais, elétricas e hidrossanitárias, além da instalação de novo elevador, centrais de ar-condicionado e luminárias, garantindo mais conforto, acessibilidade e segurança para pacientes e equipes de trabalho.
O Estado investiu mais de R$ 4,5 milhões nas obras de reconstrução e ampliação, mobílias, equipamentos de informática e eletroeletrônicos e equipamentos odontológicos.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Sérgio Ricardo Neves, a entrega representa não apenas o aumento da capacidade de atendimento, mas também um avanço na valorização dos profissionais e no cuidado com a tropa e suas famílias.
“A Odontoclínica já existe há trinta e três anos, e há dez anos não tinha havido uma reforma, e ele teve essa sensibilidade. Hoje a gente aumenta o lastro de atendimento, mas não só isso, a gente dá dignidade para os nossos policiais militares dentistas fazerem esse atendimento. São quatro milhões e seiscentos mil investidos com equipamento, com obra e com mobília”, ressaltou.
O comandante enfatizou ainda que a qualidade da nova estrutura fortalece o padrão de serviço prestado pela corporação. “Isso com certeza estimula o nosso policial militar dentista a fazer um atendimento de excelência aos nossos policiais militares, aos seus familiares e a todos aqueles associados no nosso Fundo de Saúde”, completou.
Coronel Neves também destacou que os investimentos na área de saúde integram uma estratégia mais ampla de fortalecimento institucional da PM.
“A gente se empenha em atingir todos os segmentos. Essa parte de saúde também não foi esquecida, não só pelo nosso governador, mas também pelo Comando da Polícia Militar. E é justamente para isso, para dar dignidade e a gente fazer o atendimento de excelência”, afirmou.
Ao final, ele lembrou que, ao longo da gestão estadual, o Governo do Pará vem ampliando os investimentos em infraestrutura da corporação. “Eu queria destacar aqui, é válido e justo, que durante toda a gestão do nosso governador já são 150 milhões investidos em manutenção, em reforma e em obra e construção dos prédios da Polícia Militar. A gente agradece pela sensibilidade e o parabeniza pelo protagonismo”, concluiu.
Modernização - A Odontoclínica recebeu aquisição de software de gerenciamento odontológico e RX digital, ampliando a precisão nos diagnósticos e a organização dos fluxos de atendimento. Entre as inovações, está a implementação inédita do Almoxarifado Virtual, um sistema de logística para armazenamento e distribuição de materiais de consumo odontológico por solicitação eletrônica, com controle informatizado e foco em evitar desperdícios e garantir produtos dentro do prazo de validade.
Segundo o coronel Carlos Adriano Bentes Horta, subdiretor do Corpo Militar de Saúde e respondendo pela direção da Odontoclínica, a modernização representa um salto na capacidade de atendimento e na qualidade dos serviços oferecidos a militares e familiares.
“Com o apoio do Governo e do Comando-Geral, nós conseguimos a ampliação do prédio da Odontoclínica. Antigamente a gente funcionava aqui em dois andares, hoje o prédio todo é da odontoclínica. Nós partimos de sete consultórios para dez consultórios, podendo ser expandidos a doze consultórios. A gente atende aqui 24 horas, atendimento clínico, eletivo, de urgência e emergência”, destacou.
O coronel também ressaltou que, além da ampliação da estrutura, a unidade passa a oferecer tecnologias que qualificam procedimentos e trazem ganhos de eficiência. “Nós disponibilizamos hoje em dia tecnologias como microscópio para tratamento de canal, aparelhos de laser para fazer laserterapia de baixa e alta potência, para cirurgias minimamente invasivas, raios X digital, que já sai direto na tela e a gente não precisa mais fazer revelação de raios X, economia para o Estado e para o meio ambiente”, completou.
Como reforço ao atendimento humanizado, a unidade também passa a contar com brinquedoteca, oferecendo acolhimento e entretenimento às crianças enquanto aguardam atendimento, com atividades lúdicas voltadas à orientação de higiene e saúde bucal.
