Forças de segurança concluem escolta de malotes de provas em Belém, Ananindeua e Marituba
Realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro nos três municípios da Região Metropolitana devido à COP30, o Exame Nacional do Ensino Médio ocorre em mais de 200 locais
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicado neste domingo (30) em 202 locais nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (Região Metropolitana da capital paraense). Para garantir a tranquilidade do certame, agentes de segurança escoltaram os malotes de provas e monitoraram toda a logística aos locais onde o Exame será aplicado.
A Operação Enem 2025, nesta segunda fase realizada no Pará nos dia 30 de novembro e 7 de dezembro, mobiliza cerca de 1.400 agentes de segurança, que atuam integrados sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A operação também é integrada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a órgãos parceiros.
Sem intercorrência - A entrega dos malotes, realizada pelos Correios, contou com o apoio da Polícia Militar em todos os trajetos, das 10h às 12h, sem registro de intercorrências nos locais do Enem. Os agentes continuam em prontidão, acompanhando toda a movimentação no entorno dos locais de provas, durante todo o Exame, desde a abertura dos portões, às 12h, até a finalização do certame, às 19h.
Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, a força-tarefa estabelecida pelo Sistema de Segurança Pública é fundamental para que a logística até os locais de prova ocorra sem nenhuma ocorrência fora do planejamento.
“Neste ano, o Enem está sendo realizado no Pará durante quatro domingos em razão da COP30, e felizmente até o momento tudo ocorre dentro do planejado. Finalizamos a escolta das provas nesse primeiro domingo para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba com total segurança, e sem nenhuma intercorrência. Agora, nossas equipes que estão no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) desde 8h seguem no monitoramento das vias do entorno dos locais de prova, garantindo um alinhamento integrado entre as forças de segurança, para que até a finalização do certame tudo saia conforme o planejado e todos possam realizar a prova com tranquilidade”, informou Ualame Machado.
Informações - O monitoramento das ações está sendo realizado no CICC, em Belém, desde 8h de hoje (30). No local, as forças de segurança estão concentradas recebendo informações, monitorando as informações e se comunicando com agentes que atuam nas ruas e no entorno dos locais de prova, garantindo o alinhamento de dados e ações necessárias. Até o final da manhã, nenhuma ocorrência foi registrada.
A Operação Enem 2025 envolve agentes da Segup, por meio dos Grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial de Segurança (GFlu); Centro Integrado de Operações (Ciop); polícias Civil, Militar e Científica; Departamento de Trânsito do Estado (Detran); Guardas Municipais e órgãos de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Correios, Exército, Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o certame.
