Policlínica Itinerante oferece serviços de saúde em bairros atendidos pelo TerPaz

Cabanagem e Jurunas serão polos fixos para o atendimento exclusivo de sintomas leves e moderados da Covid-19

01/08/2020 12h01 - Atualizada em 01/08/2020 15h57
Por Paulo Garcia (SEAC)

Atendimentos são realizados na escola José Valente Ribeiro, na Cabanagem, e na Escola Camilo Salgado, no Jurunas O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), continua as estratégias de combate ao Covid-19 e agora está realizando as ações da Policlínica Itinerante, durante o mês de agosto, em dois bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz), na Escola Estadual José Valente Ribeiro, na Cabanagem, e na Escola Estadual Camilo Salgado, no Jurunas.

O objetivo continua no atendimento de pacientes que estejam apresentando sintomas leves e moderados da Covid-19. “Hoje iniciamos uma nova etapa das nossas ações da Policlínica Itinerante sendo que agora serão fixas em dois bairros atendidos pelo TerPaz com atendimento de domingo a domingo, estamos levando serviços para tratamento para casos leves e moderados da Covid-19”, contou Alessandra Amaral, coordenadora da Policlínica Itinerante.

Segundo Alessandra Amaral, será realizado um levantamento para que outros bairros atendidos pelo TerPaz também recebam essa nova estratégia. “Vamos fazer uma avaliação sobre a procura e, conforme a demanda, vamos montar uma terceira equipe que irão também para outros bairros do TerPaz”.

As ações da Policlínica Itinerante serão realizadas todos os dias do mês de agosto, de 8h às 13h30

Dona Mariane Silva, de 61 anos, chegou cedo para se consultar na Escola Camilo Salgado, no Jurunas. “Eu estou preocupada porque meu marido testou positivo e eu cheguei a ficar doente, eu tenho diabetes e sou hipertensa, então vim aqui em busca de uma orientação”, disse.

Seu Messias Ribeiro, de 45 anos, também procurou o atendimento da Policlínica Itinerante, pois apresentou alguns sintomas da doença. “Estou com febre, dor no corpo e cansaço desde quinta-feira passada, já tem casos positivos na minha família, por isso estou aqui”, contou.

Exames são feitos na Policlínica ItineranteOs pacientes passam por uma triagem e após a avaliação com enfermeiros são encaminhados para a consulta com os médicos que analisam e, dependendo de cada caso, solicitam exames de PCR, para detectar a presença do vírus no organismo do paciente, exames laboratoriais e de imagem com resultado disponível em pouco tempo.

Serviço – As ações da Policlínica Itinerante serão realizadas todos os dias, de 8h às 13h30, até o dia 31 de agosto, na escola José Valente Ribeiro, na Estrada do Benjamin, S/N, no bairro da Cabanagem e na Escola Camilo Salgado, na Avenida Roberto Camelier, 823, no bairro do Jurunas.