Atendimento da Policlínica Itinerante chega a Ourém na segunda (13)

12/07/2020 12h02 - Atualizada em 12/07/2020 13h02
Por Dayane Baía (SECOM)

Ourém, na região Rio Capim, recebe o posto de atendimento da Policlínica Itinerante na próxima segunda-feira (13) e na terça-feira (14). A oferta de serviços de atenção básica para os sintomas leves e moderados com suspeita de Covid-19 estará disponível na Escola Estadual Rubens Guimarães, localizada na travessa Capteua, S/N.

Neste domingo (12), o atendimento iniciou em três postos da região metropolitana de Belém, prosseguindo até quarta-feira (15). Na capital, as Escolas Estaduais Benjamin Constant, localizada na travessa Benjamin Constant, 497 no bairro do Umarizal; e a Ruth Passarinho, que fica na passagem Torres, S/N - Estrada da Ceasa, oferecem a assistência. Em Ananindeua, o atendimento ocorre na Escola Princesa Izabel, situada à rua Santa Inês, 925, bairro do Atalaia.

A servidora pública Suzana Mayra Mota do Espírito Santo, 45 anos, foi procurar o atendimento no bairro do Umarizal. Apesar de já estar recuperada, ela quis ter certeza de que os sinais do corpo dela eram mesmo de Covid-19. “Eu tive todos os sintomas, febre, dor de garganta, perdi olfato e paladar, além de dor no corpo. Cheguei a ficar afastada do trabalho. Quando soube da Policlínica Itinerante vim fazer o teste e deu positivo. Fiquei mais tranquila porque agora sei que tive contato com o vírus e a minha preocupação era oferecer risco ao meu pai que tem quase 90 anos”, contou Suzana.

O alívio também é porque ela não teve sequelas, diferentemente de quando foi acometida por Chikungunya. Em relação ao atendimento, ela avaliou muito bem. “Na portaria passamos álcool em gel e somos encaminhados para triagem, depois vamos com o médico e realizamos o teste. Está bem tranquilo, a organização é boa e o espaço físico da escola também".

O público que apresentar os sintomas poderá contar com serviço de triagem (aferição de pressão arterial e glicemia), consultas médicas, e em caso de necessidade, encaminhamento para exames especializados e prescrição de medicamentos que já são disponibilizados de forma imediata. A Policlínica Itinerante oferece a realização do teste rápido, substituição de máscaras de proteção e sopa enquanto os pacientes aguardam atendimento.

Para a coordenadora da Policlínica Itinerante, Alessandra Amaral, o diagnóstico precoce é um aliado na luta contra o novo coronavírus. “A importância de procurar logo no início para casos leves e moderados é evitar que venha a agravar e precisar de leitos hospitalares, por isso nós estamos levando esses serviços e atendimentos nos bairros. Já tivemos uma diminuição muito grande no Estado do Pará, é sinal de que está dando certo, tendo resultado. Então depois do Abelardo Santos e da Policlínica, levar esses serviços nos bairros tem sido um sucesso, evitando que mais vidas sejam perdidas”, afirmou Alessandra.

Desde 14 de maio, a Policlínica Itinerante começou a percorrer o Estado. A estratégia móvel do Governo do Pará oferece assistência em saúde contra a Covid-19 no interior e diversos bairros da RMB.

Serviço:

Policlínica Itinerante

Belém (12 a 15/07)

– Escola Benjamim Constant – Trav. Benjamim Constant, 497, bairro Reduto

- Escola Ruth Passarinho – Passagem Torres, S/N- Estrada da Ceasa, bairro Curió-Utinga

Ananindeua (12 a 15/07)

- Escola Princesa Izabel – Rua Santa Inês, 925, bairro Atalaia

Ourém (13 e 14/07)  

- Escola Rubens Guimarães –Travessa Capteua, S/N – Ourém