Romarias da Festividade de Nazaré contam com suporte da Sespa

10/10/2019 20h02 - Atualizada em 11/10/2019 10h15
Por Mozart Lira (SESPA)

O principal apoio é o atendimento de promesseiros para verificação de pressão arterial, massagens e curativosMédicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de profissionais de apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), estão a postos nas manifestações religiosas do calendário oficial do Círio de Nazaré 2019. O esquema de atendimento inclui três linhas de trabalho. A primeira é a disponibilização de ambulâncias pelo 1º Centro Regional de Saúde da Sespa (1º CRS) durante 14 ocasiões, no período de 9 a 28 de outubro, de acordo com o cronograma definido pela Diretoria do Círio.

Uma dessas ocasiões é o trajeto ”Caminho de Nossa Senhora de Nazaré 2019”, projeto desenvolvido com a finalidade de acolher, ao longo do percurso Castanhal-Belém, os romeiros que fazem o caminho a pé ou de bicicleta. “Em tendas montadas em três pontos estratégicos da BR-316, profissionais da Sespa estão atendendo os promesseiros para verificação de pressão arterial, massagens e curativos, conforme a necessidade”, explicou o diretor do 1º CRS, Marco Normando.

Além da Sespa, estão envolvidos no projeto a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária Federal. O atendimento ocorrerá até às 7 h de sábado (12) de outubro nos três pontos da BR-316: o primeiro, na entrada do distrito de Apeú; o segundo, no bairro Areia Branca, em Santa Izabel do Pará, no KM-43, e o terceiro, no KM-21, em Benevides. Mais de 1.200 atendimentos vêm sendo feitos por dia, em cada posto.

A segunda linha de ação é o atendimento em postos fixos montados pela Cruz Vermelha, onde profissionais da Sespa estarão à disposição da população durante a Trasladação e o Círio. Nessas duas ocasiões, cada posto contará com uma ambulância de retaguarda.

A terceira linha será a atuação com o Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs), via Plano Operativo de Evento de Massa, a ser executado entre os dias 7 e 16 de outubro pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa, visando o compartilhamento de informações em saúde para apoiar as decisões durante os eventos de massa e monitorar eventuais incidentes relacionados às pessoas.

As ambulâncias da Sespa estarão à disposição do público nos seguintes dias e trajetos, cada uma composta por um profissional de medicina, um profissional de enfermagem, três técnicos de enfermagem e três profissionais de apoio.

PROGRAMAÇÃO

11/10 (sexta-feira), a partir das 06 h: ambulância da Sespa acompanha o Traslado para Ananindeua e Marituba, com saída da Praça Santuário, em Belém;

12/10 (sábado), a partir das 4 horas: ambulância da Sespa acompanha a Romaria Rodoviária, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, até o cais de Icoaraci.

12/10 (sábado), a partir das 8 h: ambulância estará na Escadinha da Estação das Docas para a chegada da Romaria Fluvial e, na sequência, acompanha a Motorromaria, com saída pela Praça Pedro Teixeira, no Boulevard Castilhos França.

12/10 (sábado), a partir das 16 h: Na Trasladação, os oito postos de atendimento com ambulâncias estarão nas seguintes referências, a partir das 16 h: Sede da Polícia Civil (Avenida Magalhães Barata, ao lado do Colégio Gentil Bittencourt); Casa do Trabalhador (Avenida Magalhães Barata, ao lado esquerdo do colégio Gentil Bittencourt); Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), na Avenida Nazaré com a Travessa Quintino Bocaiúva; Clínica Cicatripelli (Avenida Nazaré, entre as travessas Benjamin Constant e Rui Barbosa); Templo da Assembleia de Deus (Avenida Nazaré com a Rua Doutor Moraes); Hotel Princesa Louçã (Avenida Presidente Vargas com a Travessa Carlos Gomes); 1º Centro Regional de Saúde da Sespa (Avenida Presidente Vargas com a Travessa Aristides Lobo) e Companhia Docas do Pará (CDP), na Avenida Presidente Vargas com a Rua Gaspar Viana.

13/10 (domingo): No Círio serão nove postos de atendimento com ambulâncias nas seguintes referências, disponíveis a partir das 4 h: Alfândega da Secretaria de Finanças de Belém (Boulevard Castilhos França, em frente à Estação das Docas); antiga sede do jornal O Liberal (Avenida Marechal Hermes); 1º Centro Regional de Saúde da Sespa (Avenida Presidente Vargas com a Travessa Aristides Lobo); Hotel Princesa Louçã (Avenida Presidente Vargas com a Rua Carlos Gomes); Templo da Assembleia de Deus (Avenida Nazaré com a Rua Doutor Moraes); sede social do Paysandu (Avenida Nazaré, entre Benjamin Constant e Doutor Moraes); Cursos Minds (pelo lado direito da procissão, na Benjamin Constant rumo à Avenida Braz de Aguiar); Clínica Cicatripelli (pelo lado direito da procissão, na Avenida Nazaré) e Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), na Avenida Nazaré com a Travessa Quintino Bocaiúva.

De 13 a 27/10, a partir das 19 h: ambulância da Sespa a postos na Capela São Brás da Praça Santuário de Nazaré, em frente à Basílica.

19/10 (sábado), a partir das 06h30: ambulância da Sespa acompanha a Ciclorromaria, com saída da Praça Santuário.

19/10 (sábado), a partir das 14h30: duas ambulâncias da Sespa acompanham o Círio da Juventude, com paróquia a ser definida pela Diretoria do Círio.

20/10 (domingo), a partir das 06h30: ambulância da Sespa acompanha o Círio das Crianças, com saída da Praça Santuário.

26/10 (sábado), a partir das 06h30: ambulância da Sespa acompanha a Romaria dos Corredores, com saída da Praça Santuário.

27/10 (domingo), das 7 h até o encerramento da festividade: ambulância da Sespa acompanha a Romaria da Festa, pela manhã, até o encerramento com os fogos na Praça Santuário, a partir das 19 h.

28/10 (segunda-feira), a partir das 5 h: ambulância da Sespa acompanha o Recírio, com saída da Praça Santuário rumo ao Colégio Gentil Bittencourt.

Além dos atendimentos médicos, a Sespa distribuirá folhetos informativos alusivos à campanha “Outubro Rosa” – de incentivo à prevenção do câncer de mama - e manterá disponíveis medicamentos e material técnico para atendimento nos postos, além de monitorar a comunicação de prováveis incidentes que podem acontecer nas romarias, mediante a sala de situação do Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs), que funcionará no gabinete da Sespa, em Belém, na Avenida João Paulo II.