'Operação Círio 2022': mais de 12 mil agentes dão reforço em segurança nas procissões
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apresentou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (05), o planejamento de ações que serão realizadas de forma integrada durante a ”Operação Círio 2022”, a fim de garantir a segurança e a tranquilidade de romeiros e turistas durante a quadra nazarena.
A festividade, que está em sua 230ª edição, reúne mais de dois milhões de pessoas e terá 17 ações coordenadas pela Segup, dentre elas, as 13 romarias oficiais e três eventos relacionados ao período da festividade, como: Arrastão do Pavulagem, Auto do Círio e Festa da Chiquita; além do apoio à Diretoria na “Caminhada dos Romeiros”, esta que já iniciou desde a última segunda-feira (03). Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, além dos órgãos parceiros, estarão empregados nas ações, que vem sendo planejadas há alguns meses antecedentes à programação. Também serão empregadas mais de 1.500 viaturas, 04 lanchas e 01 aeronave.
Monitoramento - A partir de 7h da próxima sexta-feira (07), será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC), na AV. Almirante Barroso, 735, em Belém, onde estarão reunidos representantes de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública Estadual, além de órgãos parceiros, para o monitoramento das ações planejadas e o acompanhamento das movimentações nas vias e romarias em tempo real.
CICC Móvel - Uma das novidades da Operação Círio 2022 é a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que ficará no largo do redondo, na avenida Nazaré esquina com a travessa Quintino Bocaiuva, no bairro de Nazaré, em Belém.