Com apoio da Emater, escola de Melgaço vai receber alimentos produzidos por agricultoras
Projeto proposto pela empresa vai beneficiar mais de 1.400 alunos, dando visibilidade e valorizando o trabalho das produtoras da região
Agricultoras familiares da Associação de Mulheres da Ilha Grande do Pacajaí (AMAIGP), do município de Portel, no Arquipélago do Marajó, vão fornecer para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMFM) Junior Viegas, no município de Melgaço, R$ 290 mil em alimentos para a merenda escolar. A proposta, apresentada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), foi aprovada em abril, beneficiando cerca de 1.400 alunos.
Após a aprovação, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)/ Superintendência Regional da Conab no Pará, a Associação pode iniciar a entrega dos produtos relativos ao Termo de Pactuação da Agricultura Familiar (TPAF), no valor de R$ 290 mil, com vigência de 24 meses.
Protagonismo - Para a presidente da AMAIGP, Geovana da Silva, a parceria com a Emater vai além da entrega de alimentos, via Conab. “Nós estamos falando de geração de renda dentro das próprias comunidades, de fortalecimento da agricultura familiar e, principalmente, de garantir que alimentos de qualidade, produzidos por mãos ribeirinhas, cheguem até a mesa dos estudantes. Esse processo valoriza diretamente o protagonismo das mulheres agricultoras, que historicamente sempre contribuíram com a produção de alimentos, mas nem sempre tiveram esse espaço de visibilidade e comercialização”, ressaltou.
Segundo ela, fazer parte de uma associação composta só por mulheres, com mais de 50 associadas, é motivo de orgulho, por conquistar o acesso a políticas públicas que agregam dignidade à comunidade. “Ser uma das associações contempladas nos enche de orgulho, porque mostra que estamos no caminho certo, organizadas, produzindo com responsabilidade e contribuindo com a segurança alimentar da nossa região. Essa parceria fortalece não só a nossa Associação, mas toda a comunidade”, completou.
Acesso a produtos de qualidade - O chefe do Escritório Local da Emater em Breves, Jocimar Mendonça, disse que os alunos da escola municipal vão receber produtos de alta qualidade, produzidos pelas agricultoras da AMAIGP, como farinha de mandioca, açaí, abóbora, limão, laranja, batata-cará, batata-doce e farinha de tapioca.
Ele informou que um dos objetivos da Emater é garantir acesso a políticas públicas que promovam dignidade, transformação social e segurança alimentar, melhorando a qualidade de vida na região.
“A Associação foi contemplada para receber esse valor em troca do fornecimento dos produtos à escola. Vale ressaltar que é a primeira vez que uma proposta é aprovada diretamente entre associação e escola, por meio da Conab. As mulheres irão entregar os alimentos e, após a unidade de ensino confirmar o recebimento, o valor é liberado à Associação. Foi um projeto feito por nós, da Emater, e nos enche de orgulho e satisfação poder ajudar a transformar as vidas dessas mulheres, e também garantir segurança alimentar às crianças, com alimentos feitos com qualidade”, reiterou Jocimar Mendonça.

