Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Corpo de Bombeiros Militar forma 41 praças para atuação no Polo Marabá

Corporação ganha o reforço de militares preparados para agir na proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente no sudeste e sul paraense

Por Governo do Pará (SECOM)
10/01/2026 18h25
Os novos integrantes da corporação

O Governo do Pará realizou a solenidade de formatura do Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar, Polo Marabá, neste sábado (10). O evento, que ocorreu na Usina da Paz da cidade, marcou o ingresso de 41 praças à corporação, reforçando o efetivo e ampliando a capacidade de atendimento à população, na proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.

A formação dos praças integra o conjunto de ações do Governo do Pará voltadas ao fortalecimento da segurança pública e ampliação da presença do Estado no vasto território paraense, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento às demandas da população.

Coronel Jayme Benjó, comandante-geral da corporação

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Jayme Benjó, disse que a formatura representa mais uma etapa significativa para o fortalecimento da corporação e da Segurança Pública no Estado. “É mais uma formação, e mais uma entrega de novos bombeiros militares, homens e mulheres que passam a atuar no Serviço Bombeiro Militar de Proteção e Defesa Civil nas regiões Sul e Sudeste do Pará. Esse investimento reflete diretamente na melhoria do atendimento à população e demonstra a relevância da política de segurança pública implementada pelo atual governo”, ressaltou.

Servir à sociedade - O comandante do 5º Grupamento Bombeiro Militar de Marabá, tenente-coronel Marcos Felipe Galucio de Souza, também destacou a relevância da formação e o impacto positivo para a sociedade. “Hoje entregamos mais 41 soldados ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará, profissionais que já ingressam na corporação com motivação, espírito de missão e o desejo genuíno de servir à sociedade. São militares bem formados, preparados. Não há alegria maior para nós do que contribuir para esse momento, e saber que a população será atendida por profissionais capacitados. Fazer parte dessa história, como comandante do 5º GBM, é um grande privilégio”, assegurou o tenente-coronel.

Dos 41 novos bombeiros, seis são mulheres. Entre elas, a soldado BM Leonora, 25 anos, natural do município de Tucuruí, destacou que a formação no Polo Marabá foi marcada por superação e apoio constante. “Foi uma experiência muito boa. Percebemos que somos capazes de ir além do limite que imaginávamos. Nosso potencial é sempre maior do que pensamos. Os instrutores estiveram sempre ao nosso lado, nos apoiando e encorajando. Foi graças a esse incentivo que conseguimos concluir todo o curso. Hoje é um sentimento de gratidão e dever cumprido”, disse a militar.

Autoridades civis e militares participaram da solenidade, realizada na UsiPaz Marabá

Desafios e sonhos realizados - O soldado BM Ivandro Pinheiro da Silva definiu a formatura como a realização de um sonho. “É um momento de muito orgulho e honra. Concluir o Curso de Formação de Praças é um privilégio enorme. Foi uma jornada que começou em 2023, e que hoje, em janeiro de 2026, se encerra com a realização de um sonho. Foram muitos desafios e aprendizados que levaremos para toda a carreira”, declarou.

O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, foi homenageado como paraninfo da turma. Segundo ele, “a formatura destes novos bombeiros representa um avanço significativo para a proteção da nossa população. São profissionais que passam a integrar uma corporação fundamental, preparada para atuar na preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente. Esta é uma ação que demonstra, na prática, o compromisso do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan com o fortalecimento da segurança pública e a valorização dos profissionais que atuam em favor da população paraense”.