Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADES PARA TODOS

Pará acelera transformação social com expansão histórica das Usinas da Paz

Com mais unidades entregues em 2025, as UsiPaz ampliam cidadania e qualificação profissional, e registram quedas expressivas nos índices de violência

Por Matheus Rocha (SEAC)
21/12/2025 08h00

O ano de 2025 marcou um avanço histórico na política de transformação social e geração de oportunidades no Pará. Com a entrega de novas Usinas da Paz, o governo do Estado ampliou o alcance do maior programa de promoção da cidadania na América Latina, garantindo não apenas a construção de novos equipamentos públicos, mas também a abertura de mais possibilidades de futuro para milhares de moradores do vasto território paraense.

Ao longo do ano foram entregues novas Usinas da Paz nos municípios de Castanhal, Marabá, Abaetetuba, Benevides, Barcarena, Capanema, Bragança, Tucuruí, Moju e São Miguel do Guamá, fortalecendo a presença do Estado em territórios antes marcados pela vulnerabilidade social. Ainda em 2025, o projeto também chegará ao município de Cametá.

Os novos complexos estaduais garantiram à população estruturas modernas e funcionais, além da oferta de mais de 70 tipos de serviços totalmente gratuitos nas áreas de saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cultura, cidadania, assistência social e lazer.

Nova realidade – As novas unidades já apresentam resultados concretos e transformando a realidade de milhares de famílias. Em Bragança, no nordeste paraense, a moradora Priscila Rafaela conta que encontrou na Usina da Paz, entregue em julho, uma nova oportunidade de crescimento profissional.

“A Usina me trouxe oportunidades de aprender coisas dentro da culinária. Eu estava desempregada. A Usina foi uma porta de entrada para eu aprender algo novo, poder vender e ganhar renda extra para mim e minha família. Este é um projeto que trouxe qualificação para o mercado de trabalho, além de qualidade de vida para os moradores de Bragança”, garante.

No município de Marabá, no sudeste do Estado, a empreendedora Flávia Moraes afirma que a Usina da Paz, entregue em fevereiro, abriu um leque de oportunidades para homens e mulheres de todas as idades.

“Eu conheci a Usina por meio da atividade de ginástica, mas também já tive a oportunidade de fazer cursos de Cerimonialista, Gastronomia e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Aqui, eu conheci várias pessoas que sofriam de depressão e, a partir do momento em que começaram a se envolver com a Usina, tudo mudou. Hoje vejo aqui muitas mulheres e homens empreendedores, querendo crescer cada vez mais. Só tenho a agradecer a cada pessoa que faz parte desse projeto. Que venham muitas outras programações, para alcançar, cada vez mais, moradores de Marabá”, relata Flávia Moraes.

Inclusão e saúde – Moradora de Benevides, Rosana Alexandrino ressalta a importância da Usina da Paz, em funcionamento desde maio. O espaço também já é referência no atendimento a famílias atípicas do município.

“Tenho uma história de gratidão com a Usina da Paz por conta do projeto pioneiro no nosso município, onde as mães atípicas foram acolhidas. É um trabalho que veio para mostrar à sociedade as nossas necessidades. Sou grata porque a Usina da Paz veio em um momento muito importante, pois aqui vivem muitas crianças atípicas. A Usina mudou a nossa vida, pois hoje nossos filhos são acolhidos. É um instrumento de transformação social”, assegura Rosana.

No contexto da segurança, as novas Usinas da Paz contribuíram para reduções expressivas nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos municípios. Alguns percentuais de queda reforçam esse papel das UsiPaz na promoção da segurança pública e na melhoria da qualidade de vida: 46,7% em Bragança; 33,3% em Castanhal; 31,6% em Abaetetuba e 35,3% em Benevides.

Caminhos reais – As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis.

As UsiPaz integram o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), iniciado em 2019. Desde outubro de 2021, quando foi entregue a primeira unidade, o TerPaz já garantiu mais de 11 milhões de atendimentos em diversas regiões do Estado.

Com a entrega da UsiPaz de Cametá, prevista para a próxima semana, o Estado encerra o ano com 20 complexos em pleno funcionamento, sendo cinco na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e mais 15 em outros municípios da Região Metropolitana de Belém e do interior: Ananindeua, Marituba, Benevides, Barcarena, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Cametá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás. 

“Com as novas Usinas da Paz entregues, ampliamos de forma significativa o acesso das comunidades a oportunidades reais de cidadania. E seguimos avançando. Outras unidades já estão em fase final de preparação e, muito em breve, também serão entregues para fortalecer ainda mais essa rede que transforma vidas todos os dias”, afirma a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Com espaços que integram esporte, cultura, cidadania, qualificação profissional e serviços essenciais, as Usinas da Paz seguem cumprindo seu propósito de fortalecer vínculos comunitários e oferecer caminhos reais para a melhoria da qualidade de vida. A expectativa é que, em 2026, novas unidades ampliem ainda mais esse impacto positivo em todas as regiões do Pará.