Sipat 2025 da EETEPA Presidente Costa e Silva destaca os impactos da dependência digital na saúde dos trabalhadores
O evento reuniu especialistas, professores e estudantes para discutir um dos desafios mais urgentes do ambiente laboral contemporâneo
A Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) Presidente Costa e Silva, em Belém, promoveu nos dias 26 e 27 de novembro, a edição 2025 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho (Sipat). Com o tema “Os impactos da dependência digital na Saúde Física e Emocional dos Trabalhadores”, o evento reuniu especialistas, professores e estudantes para discutir um dos desafios mais urgentes do ambiente laboral contemporâneo.
A ação foi organizada e coordenada pelas professoras Marília Costa, Valena Leão, Eliny Miranda e Narjara Rúbia, juntamente com os alunos do curso de Segurança do Trabalho. O encerramento da Sipat coincidiu com o Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho, celebrado em 27 de novembro e teve como objetivo foi proporcionar aos estudantes a vivência prática das rotinas do Técnico em Segurança do Trabalho, estimulando a formação integral e fortalecendo a integração entre os futuros profissionais da área.
A programação contou com palestras ministradas por psicólogos, ergonomista e Keith Cardoso, ex-aluna da rede EETEPA que atua na área como Técnica de Segurança do Trabalho, trazendo diferentes perspectivas sobre os efeitos da tecnologia no bem-estar físico e emocional dos trabalhadores. Além disso, o evento incluiu momentos culturais, como paródias, peça teatral, gincana, concurso de beleza e sorteios. Todas as atividades foram idealizadas e executadas pelos próprios estudantes.
Para Keith, a programação reforça o conhecimento e aproxima os estudantes da realidade do mercado de trabalho. “Agradeço à EETEPA pelo convite e acredito que momentos como este, de troca de experiências, é fundamental para que o aluno conclua o curso melhor preparado para atuar em sua área. É gratificante poder compartilhar um pouco da minha trajetória”, declarou.
Os estudantes também destacaram a importância da vivência prática proporcionada pela Sipat. Para Carlos Rafael Ataíde, a experiência tem sido essencial para seu desenvolvimento profissional. “Participar da Sipat tem sido uma experiência transformadora. Cada atividade nos aproxima mais da realidade da profissão e reforça o quanto a prática é essencial para nossa formação. As palestras e vivências estão ampliando minha visão sobre prevenção, cuidado e atuação responsável no ambiente de trabalho. É inspirador aprender com profissionais que já trilham esse caminho.”
A declaração do aluno Abelardo Silva Júnior também demonstra a satisfação dos jovens em participar do processo do início ao fim e o quanto as atividades agregaram conhecimentos para além da sala de aula. “Agradeço à Escola Técnica Costa e Silva pelo excelente trabalho realizado e pelo impacto positivo que trouxe à minha formação. As atividades, orientações e ações desenvolvidas ampliaram meus conhecimentos, fortaleceram minha visão sobre segurança e prevenção, e contribuíram de forma significativa para meu desenvolvimento pessoal e profissional. Sou grato pelo empenho, dedicação e compromisso de toda a equipe, que fez desta experiência um momento enriquecedor e de grande aprendizado”.
Já Siany Batista reforça o quanto o evento tem ampliado sua compreensão sobre o papel do Técnico em Segurança do Trabalho: “Esses dias de Sipat estão ampliando minha percepção sobre o papel do Técnico em Segurança do Trabalho. Cada palestra e atividade fortalece nossa compreensão sobre a importância de cuidar da saúde e segurança dos colaboradores. Estou gostando muito do evento e admiro o empenho das professoras em proporcionar esse aprendizado tão completo”, disse.
Texto: Carla Couto e Áurea Ribeiro – Ascom Sectet
