Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISITAS TÉCNICAS
English Version

Seduc leva melhorias e atenção às escolas de Santa Bárbara e Mosqueiro

Gestão da Secretaria acompanha de perto demandas pedagógicas e de infraestrutura, reforçando compromisso com a qualidade da educação pública

Por Lilian Guedes (SEDUC)
26/11/2025 18h04

Nesta quarta-feira (26), o titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ricardo Sefer, realizou uma vistoria técnica na Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Santa Bárbara, Região Metropolitana de Belém. A programação segue o cronograma de visitas técnicas que a gestão da Seduc tem realizado com o intuito de dialogar e buscar melhorias pedagógicas e estruturais para as unidades de ensino da rede pública estadual. 

O secretário Ricardo Sefer frisou a importância das agendas como mais uma estratégica adotada para buscar melhorias à qualidade da educação paraense. “Em nome da nossa dirigente e de todo mundo que faz a população pública, seja do Estado ou do município aqui na região, dizer que a visita é para mostrar a presença, é parceria, para a gente seguir melhorando a educação pública do Pará”, disse Sefer. 

Santa Bárbara é a 26ª DRE visitada pela atual gestão de um total de 40 que serão percorridas. No município, a visita iniciou na sede da DRE, localizada na Escola Dr. Pádua Costa, com um encontro com as diretorias das unidades de ensino da localidade. Em seguida, foram visitadas as escolas Escola Santa Bárbara, José Machado e escola estadual Colônia Chicano. A dirigente da Diretoria Regional, Rosiane Ferreira, reforça a necessidade da presença da gestão nas escolas. 

Rosiane Ferreira, dirigente da DRE de Santa Bárbara

“Para nós, é de suma importância a vinda do secretário à DRE conhecer a realidade local das escolas de Santa Bárbara e escolas de Mosqueiro, que é onde as nossas escolas estão jurisdicionadas. Aqui em Santa Bárbara, nós temos cinco escolas, sendo duas em zona rural, escolas com difícil acesso. E são escolas que, por muito tempo, ficaram meio que esquecidas. E hoje, o secretário estando presente, mais próximo de cada direção, ouvindo e partilhando com os alunos as necessidades e as melhorias também, porque não dá pra falar só das necessidades que nós temos, mas nós estamos com muitas melhorias nas escolas. As escolas não tinham computadores na secretaria e hoje eles estão muito felizes porque estão recebendo a presença dele. As escolas não tinham Prodep (Programa Dinheiro na Escola Paraense) e agora estão com dinheiro. Então, nós temos também muitas coisas boas para mostrar ao secretário. E para nós, é um momento ímpar ter o secretário indo de escola a escola, vendo realidade por realidade”, disse a gestora 

Nicolly Roberta, estudante da escola estadual Dr. Pádua Costa

Ao todo, a diretora regional gerencia doze escolas e aproximadamente sete mil alunos matriculados. A estudante Nicolly Roberta, da 2ª série do Ensino Médio fala da oportunidade de relatar diretamente ao secretário de educação as demandas da escola. “É uma grande oportunidade, porque esses problemas já não são de hoje, e desde o começo das aulas, não só os alunos, mas também alguns professores estavam falando sobre isso, sobre o que está acontecendo, a realidade que está a escola. Precisamos ajustar alguns pontos, como sala de informática, quadra de esportes, climatização, entre outras demandas que a gente vivencia no dia a dia. Portanto, a expectativa é que ele olhe mais para os alunos e para a nossa escola para ajudar e resolver esses problemas”, destaca a estudante. 

O prefeito de Santa Bárbara, Marcus Leão Colares (Marcão), a secretaria municipal de Educação, Lene Carvalho, e vereadores acompanharam o secretário durante as visitas. 

Seguindo com a programação, o deputado estadual Gustavo Sefer acompanhou o secretário em agenda pelo distrito de Mosqueiro, onde foram visitadas as escolas estaduais Luiza de Barros Pires, Bruno de Menezes, Honorato Filgueiras, Inglês de Souza e Padre Eduardo.

Até o final de 2025, o secretário de educação irá percorrer as 40 regionais de ensino com o foco em alinhar e resolver demandas de infraestrutura e educacionais para o bem-estar de toda a comunidade escolar.