Gestão da Seduc leva presença e soluções para escolas de Capitão Poço
Visita às Diretorias Regionais permite diagnóstico real das necessidades da rede estadual e fortalece políticas públicas para o avanço da educação em todo o Estado
Seguindo o cronograma de visitas às Diretorias Regionais de Ensino (DRE) da região nordeste do Estado, a gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) esteve, nesta quarta-feira (19), no município de Capitão Poço, reforçando o compromisso com a melhoria contínua da educação pública. A agenda reflete o compromisso da Seduc para acompanhar de perto a realidade das escolas, identificar demandas, alinhar soluções e fortalecer a gestão educacional em todo o território paraense.
A comitiva foi formada pelo secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, pela diretora de Gestão Educacional, Cláudia Ferreira, pelo secretário-adjunto de Infraestrutura, Lázaro Lima, e pelo presidente da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep), Ricardo Carneiro.
O secretário Ricardo Sefer agradeceu o compromisso dos servidores e reforçou que as visitas são fundamentais para a tomada de decisões assertivas e para o avanço da educação pública paraense.
“Estamos tentando resolver as questões e avançar ainda mais na educação, mas sei que ainda temos muito a fazer. E não tem como resolver se não olhar nos olhos de cada servidor, visitar cada DRE e ver as necessidades reais. É impressionante como, nas visitas, conseguimos resolver muitas questões e garantir novos avanços. É o carinho, a dedicação. Resolver tudo que é pequeno, tentar o médio e planejar o que é grande”, destacou.
A DRE de Capitão Poço atende cerca de seis mil estudantes dos municípios de Capitão Poço, Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá.
Durante a agenda, foram visitadas as escolas Dionísio Hage - localizada na comunidade Nova Colônia e primeira unidade da rede estadual a implantar uma fossa ecológica -, além das escolas Osvaldo Cruz, Professora Terezinha Bezerra Siqueira, Antônio Valdenir Araújo de Lima e Padre Vitaliano Maria Vari.
A dirigente regional, Elizângela de Souza, destacou a relevância da presença da gestão estadual na região. Segundo ela, “o olhar diferenciado do secretário fortalece a gestão, potencializa o trabalho da regional e contribui diretamente para a melhoria da educação, porque permite buscar soluções reais e alinhadas às necessidades das escolas”.
Esta é a segunda DRE visitada pela Seduc nesta semana e a 24ª das 40 Diretorias Regionais já percorridas pela atual gestão. A meta é visitar todas as DREs até dezembro, garantindo um diagnóstico presencial, ágil e preciso das necessidades da rede estadual.
