População de Marabá recebe mais de 1.700 CNHs Pai D'égua
Documento é emitido gratuitamente para estimular a geração de renda
O governo do Pará segue com a agenda de entregas de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Programa Social CNH Pai D'égua. Na manhã desta quarta-feira (19), foi a vez de realizar novas emissões no município de Marabá, sudeste do Estado. Mais de 1.700 Carteiras foram entregues para os beneficiários da região.
Emitida de forma totalmente gratuita, a CNH Pai D'égua é um benefício social concedido pelo governo do Pará, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), com o objetivo de tornar o documento um instrumento de valorização profissional e acesso do beneficiário ao mercado de trabalho e incrementação da renda familiar.
As entregas de Marabá referem-se à edição de 2024, que garantiu 60 mil carteiras gratuitas nos 144 municípios paraenses. O programa do Pará é o maior do Brasil e vem se tornando referência em todo o País para a emissão de CNH social.
A vice-governadora, Hana Ghassan, conduziu as entregas e mais uma vez ressaltou a inclusão social oportunizada pelo programa. "Essas CNHs permitem que as pessoas possam ter crescimento na vida. A gente vê muitos jovens querendo um lugar no mercado de trabalho e a carteira de habilitação com certeza vai ajudar nesse projeto deles de melhorar a renda e ajudar as suas famílias. Na verdade, estamos aqui próximos da população, cuidando de quem precisa, e garantindo políticas públicas a pessoas que não teriam condições de acessar a esses benefícios", destacou.
Com todas as carteiras classificadas como "Exerce Atividade Remunerada", as CNHs Pai D'égua podem ser uma "porta" de entrada para a realização de sonhos para quem deseja trabalhar. "O Detran tem trabalhado intensamente para levar esse benefício a todos os que concluíram seus processos. Então, desejamos que essa entrega represente um novo momento para cada um aqui presente. Aproveitem essa CNH para transformar a vida de vocês, sem esquecer de serem motoristas educados e responsáveis no trânsito", enfatizou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
Izabela Rocha Jucá, de 28 anos, mora em Marabá e ainda não acredita que realizou o sonho de tirar a primeira habilitação. A jovem motorista foi contemplada nas categorias A e B e já faz mil planos com o novo documento. "Minha família tem carro, mas eu não podia dirigir e agora vou conseguir sair no veículo com segurança. Quero viajar e depois fazer um concurso público. Estava muito ansiosa por esse documento que, pra mim, é muito maravilhoso. Acreditei desde o início que ia conseguir, na verdade o edital é muito claro, então segui todos os trâmites necessários, foi tudo muito organizado e o melhor, sem pagar nada. Estou muito feliz por essa oportunidade que o Estado dá às mulheres", comentou.
