Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Santa Casa ganha espaço para fortalecer a história e a convivência no ambiente hospitalar

Governo do Estado investe 2,1 milhões em área de convivência que resgata a história e valoriza o cuidado com o funcionalismo público

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
17/11/2025 13h09

O novo espaço da Fundação Santa Casa do Pará busca fortalecer a convivência entre os servidores, e vai funcionar em um ambiente especial na área centenária, onde há um grande jambeiro, que simboliza a natureza viva na área do hospital.

“Com aproximadamente 675 metros quadrados de área construída, a obra abrange uma academia de 78 metros quadrados, com aparelhos e equipamentos de ginástica. Um salão de jogos de 70 metros quadrados no pavimento superior todo equipado e pronto para tornar o ambiente mais leve e aconchegante para os nossos servidores”, explica Marcelo Frota, engenheiro da Fundação Santa Casa do Pará. 

“O espaço, que recebeu investimentos de R$ 2.105.225,74, conta ainda com uma praça de convivência contemplando toda uma área verde com malocas e bancos já adaptados para acessibilidade de servidores e usuários da instituição”, informa Marcelo. 

Ao longo dos anos, a Santa Casa do Pará vem formando profissionais na área da saúde para prestarem atendimento qualificado aos pacientes que buscam a instituição para serem cuidados. A importância do trabalho dos servidores da Santa Casa é fundamental para o fortalecimento da história da instituição. 

Lina Cristina Magno, gerente da Saúde do Trabalhador (GSAT), informa que o espaço de academia e de descompressão que chamamos carinhosamente de Santa Gente, está sob a responsabilidade da Gestão de Pessoas da FSCMPA, da qual fazemos parte e consideramos como um sonho do nosso time que se realiza nessa gestão da instituição.

“Entendemos que a atividade física associada a gestão humanizada do trabalho, assim como as ações de promoção, prevenção e reabilitação em saúde se congregam em esforços permanentes para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, tendo, portanto, um impacto positivo na sua saúde, na concepção do trabalho e na redução dos danos ambientais”. Pontua Lina. 

Vitor Maués, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Santa Casa, diz que a importância desse espaço para o servidor busca ampliar o objetivo estratégico, que é valorizar o servidor como ser integral.

“Esse espaço faz com que o servidor possa se sentir mais acolhido, é um local destinado para ampliar a convivência entre os servidores, melhorar o índice de saúde e qualidade de vida, porque a Santa Casa entende o que a ONU entende, que estar bem não é só não estar doente, mas você ter conexões sociais, você poder ter um espaço de academia, um espaço de alívio, um espaço em que você possa estar ali no ambiente seguro, relaxado, conversando com os seus pares. É um espaço de acolhimento humanizado, de escuta para ele”.

O presidente da Fundação Santa Casa do Pará, Bruno Carmona, reconhece a importância do projeto Bem Viver, voltado para servidores. O gestor destacou a importância da assistência e da valorização da história da instituição. “A Santa Casa entrega hoje história, cuidado e conhecimento. A enfermaria São Roque como retaguarda da COP30, o Museu que resgata a nossa trajetória, a Capela restaurada após 35 anos, e o Espaço Santa Gente, voltado aos nossos servidores”.