Segup e PM concluem planejamento estratégico para a COP30 em Belém
Treinamento de policiais e integração entre forças estaduais e federais garantem atuação estratégica durante a conferência
Nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Polícia Militar do Pará (PMPA) concluíram o alinhamento final da operação de segurança para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A ação integrada garantirá a proteção de delegações, autoridades e visitantes, além de reforçar a segurança nas áreas de circulação do evento, tudo isso sem comprometer o policiamento regular em outras regiões do estado.
O planejamento definiu a distribuição do efetivo em campo e o esquema de policiamento em Belém. A operação abrangerá as principais vias de acesso ao Parque da Cidade e o próprio Parque, sede da COP30, que vai receber as atividades do evento, divididas entre a Zona Azul, sob responsabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU), e a Zona Verde, coordenada pelo Governo Federal. A Polícia Militar atuará no policiamento externo dessas áreas e em pontos estratégicos da capital.
“Foi uma reunião de trabalho importante, onde apresentamos aos comandantes de batalhão, companhias e unidades integradas o dimensionamento do evento e o efetivo que será empregado pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado. A operação prevê ações coordenadas, distribuição de tropa no terreno e definição de responsabilidades para garantir uma atuação eficiente durante todo o período da COP”, destacou o secretário adjunto da Segup, coronel Ed-Lin de Lima.
A operação de segurança começa no dia 2 de novembro, com atuação plena a partir do dia 4, assegurando cobertura total das áreas de impacto e garantindo a mobilidade e a segurança dos participantes e da população local.
Capacitação e legado
A preparação do efetivo é um dos pilares da estratégia de segurança. De acordo com o Departamento Geral de Educação e Cultura da PMPA, 1.832 policiais militares foram capacitados em cursos voltados à operação da COP30. Entre as formações estão treinamentos de uso de equipamentos não letais, policiamento fluvial, ambiental e montado, além de estágios em inteligência, atendimento pré-hospitalar tático e cursos de línguas estrangeiras — inglês, espanhol e mandarim — para aprimorar a comunicação com visitantes internacionais.
“A Polícia Militar do Pará está totalmente preparada para atender às demandas da COP30. Ao longo dos últimos meses, realizamos cursos de capacitação que vão desde o aprimoramento operacional até o atendimento especializado em grandes eventos. Todo esse investimento do Governo do Estado reflete o compromisso da corporação com a excelência no serviço prestado à sociedade. Estamos com o efetivo pronto, bem preparado e motivado para garantir uma operação segura, organizada e eficiente durante todo o período da conferência”, afirmou o coronel Mariúba, chefe do Departamento Geral de Operações da PMPA.
Uma turma de militares também está em formação no Curso Intensivo de Negociação Policial, que segue até o final de outubro. Essas capacitações, além de prepararem o efetivo para o evento, deixam um legado permanente para o estado, fortalecendo a estrutura da segurança pública e permitindo que o conhecimento adquirido seja aplicado em futuras operações e no atendimento diário à população.
Com o reforço do policiamento, a integração entre forças estaduais e federais e o investimento em qualificação profissional, o Governo do Pará consolida o planejamento estratégico que garantirá a realização da COP30 em um ambiente de segurança, tranquilidade e organização, fortalecendo a imagem de Belém como referência na realização de eventos internacionais de grande porte.