Com mais investimentos, por meio da Seaster, governo realiza programação de Carnaval em abrigos de idosos
O governo do Pará garante e reforça o seu compromisso para com a segurança e bem-estar dos idosos acolhidos, viabilizando sempre ações efetivas, que possibilitem dignidade e inclusão.

Com muita animação, adereços carnavalescos e samba nos pés, os idosos acolhidos nos abrigos “Lar da Providência” e “Nosso Lar Socorro Gabriel”, em Belém, aproveitaram os tradicionais bailes de Carnaval, promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
Os eventos aconteceram nos dias 19 e 20 de fevereiro, respectivamente, iniciando o calendário de comemorações alusivas ao Carnaval.
No Lar da Providência, o baile contou com a presença da banda do Corpo de Bombeiros Militar, que embalou os idosos com marchinhas e clássicos do Carnaval. Já no “Nosso Lar Socorro Gabriel”, o ritmo ficou por conta da escola de samba Acadêmicos da Pedreira.

A terapeuta ocupacional que atua no Lar da Providência, Juciane Melo, destacou a importância das atividades festivas para os idosos.

“Esses momentos trazem benefícios imensos para a saúde mental e emocional dos nossos acolhidos. As festas não só resgatam lembranças afetivas, mas também promovem o convívio social e melhoram a qualidade de vida”, disse a terapeuta ocupacional.
O governo do Pará garante e reforça o seu compromisso para com a segurança e bem-estar dos idosos acolhidos, viabilizando sempre ações efetivas, que possibilitem dignidade e inclusão.
Aline Cordeiro, gerente do “Nosso Lar Socorro Gabriel”, reforça que o baile e outros eventos são fundamentais no processo de acolhimento e socialização.

“Essas ações permitem que os idosos vivenciem experiências prazerosas e se sintam mais integrados à comunidade. A alegria compartilhada nesses momentos faz toda a diferença no dia a dia deles”, ressaltou a gerente.
Abrigos
O governo do Pará, por meio da Seaster gerencia os dois abrigos para idosos, localizados em Belém, oferecendo acolhimento e cuidados especializados com uma equipe multiprofissional. Além das festividades, os idosos participam de diversas atividades que incluem passeios, aulas de dança, sessões de cinema e visitas a locais de lazer, como cinema e museu.
Investimentos
Em janeiro de 2025, o investimento no valor de R$ 8,4 milhões, oriundos da soma de esforços no âmbito federal e estadual, por meio da destinação de uma emenda parlamentar do senador Beto Faro, possibilitou aos abrigos receberem cerca de 1.300 itens, entre televisores, aparelhos de ar-condicionado, micro-ondas, espremedor de frutas, além de notebooks e câmeras de vigilância.
“Trabalhamos sempre em prol de mais melhorias, sem medir esforços, para que os nossos idosos recebam todo o suporte necessário, com cuidados adequados, equipamentos e momentos de lazer, que os beneficiem diretamente para uma vida digna e tranquila”, enfatizou o titular da pasta, Inocencio Gasparim.
Além dos dois locais beneficiados que atendem idosos, outros quatro, que acolhem mulheres em situação de vulnerabilidade social em Belém e no interior do Estado, também receberam material, incluindo veículos.
Com a colaboração de Yuri Granha