Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Alunos de Segurança do Trabalho da Celso Malcher e Magalhães Barata fazem visita técnica em obras

Estas visitas são de grande importância para os alunos, por ser possível observar o ambiente real de um canteiro de obra, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização do trabalho e de todos os fatores envolvidos na obra

Por Lilian Guedes (SECTET)
26/04/2024 13h44

As Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará, Doutor Celso Malcher e Magalhães Barata, realizaram visitas técnicas em obras da capital. A aula prática dos alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho é alusiva ao Dia Mundial para a Saúde e Segurança no Trabalho, celebrado neste domingo, 28.

Foram visitadas duas obras que proporcionaram aos estudantes a oportunidade de sair das quatro paredes da sala de aula e mergulhar no ambiente real de trabalho. Os alunos foram recebidos pelo engenheiro civil Walmeci e a Técnica de Segurança do Trabalho Lorena, e tiveram a oportunidade de observarem, na prática, o dia a dia da profissão, identificar riscos e soluções, compreender como Normas e Regulamentações são aplicadas e ainda interagir com profissionais do setor fazendo um importante network.

É de extrema importância que as empresas criem uma Cultura de Segurança dentro de seus ambientes para que todos fiquem cientes dos riscos, evitando assim acidentes e doenças e fazendo de seu trabalho algo seguro e proveitoso.

A participação nas visitas técnicas é de grande relevância para o estudante, por ser possível observar o ambiente real de um canteiro de obra, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização do trabalho e de todos os fatores que estão envolvidos. Sendo também uma ferramenta complementar de grande importância para formação acadêmica, por proporcionar ao aluno aperfeiçoar, aprimorar e compreender in loco, os termos técnicos e conceitos observados na prática.

Ao participar destas visitas, os alunos se tornam profissionais mais preparados e conscientes e não apenas aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula, mas também se inspiram a fazer a diferença no mundo real. Afinal, a segurança dos trabalhadores é uma responsabilidade que todos devem abraçar.

A organização da atividade técnica foi da coordenadora e professora, Marília Costa, do curso técnico de Segurança do Trabalho.