Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MERCADO DE TRABALHO

Usina da Paz Marituba certifica alunos concluintes de cursos de capacitação profissional

Por Matheus Rocha (SEAC)
12/04/2024 15h22

Cerca de 120 alunos da Usina da Paz Antônia Corrêa, localizada em Marituba, Região Metropolitana de Belém, participaram, nesta sexta-feira (12), da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos de “Assistente Administrativo” e “Formação e Cidadania”. 

Promovidas por meio de parceria entre a Fundação ParáPaz e a Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), as capacitações tiveram como objetivo preparar os alunos para o mercado profissional por meio do conhecimento obtido no decorrer dos cursos. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o mercado de trabalho através de diversas técnicas profissionais, desde exercícios de como se portar em processos seletivos de empresas até o controle da timidez. 

Adeilton Souza, de 36 anos, que já concluiu diversos cursos dentro da Usina da Paz de Marituba, incluindo panificação, chef de cozinha e culinária típica, falou sobre a importância  de mais este certificado de qualificação profissional para o seu currículo. “Me sinto honrado de estar presente na certificação de hoje. É maravilhoso participar dos cursos que a usina oferece, que servem para quem busca aprimorar os conhecimentos para a sua própria empresa ou serviço. Já participei de alguns cursos de culinária e de informática também, mas pretendo continuar com outras aulas por aqui", relatou.

O estudante Roberto Reis também participou da certificação e declarou que se sente realizado. “Hoje estou me formando em 2 cursos e me sinto muito feliz por ter aproveitado esse serviço da Usina, pois é um lugar que acolhe vários jovens e adultos e veio para mudar a realidade da comunidade local, que antigamente era muito esquecida, mas hoje é evidente o comprometimento com a população", afirmou.

Já a dona de casa Tereza Cristina agradeceu aos professores pela formação. "Os professores nos incentivam a ter mais conhecimento. Além desses cursos, eu me formei no curso de Geração Digital por motivação deles. Sempre que posso indico para todos os meus vizinhos para que eles visitem a Usina e que eles se qualifiquem assim como eu consegui", contou.

Para o secretário de Estado de Cidadania, Igor Normando, as Usinas da Paz são locais que vieram para transformar a vida da população. “É muito satisfatório ver que, por meio da Usinas da Paz, o Governo do Pará tem mudado a vida da população. Estes cursos são mais um exemplo do trabalho realizado para garantir conhecimento, capacitação e, acima de tudo, possibilidade para que essas pessoas ingressem no mercado de trabalho e possam garantir renda para as suas famílias.” 

Serviço - As próximas inscrições para os cursos de “Assistente Administrativo” e “Formação e Cidadania” serão abertas em maio. Para fazer a inscrição é preciso ter mais de 16 anos e procurar recepção da Usina da Paz portando os seguintes documentos: CPF, comprovante de residência e RG. 

Colaboração: Lucas Sousa (Seac)