Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CERTIFICAÇÃO

Alunos da UsiPaz Cabanagem recebem certificados do Projeto 'Cenas de Paz'

Essa foi a oitava turma formada pelo projeto, que já garantiu a mais de 300 jovens a certificação na criação e produção de conteúdo audiovisual

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
28/03/2024 15h29

Emoção e muita alegria marcaram esta quinta-feira, 28, para os alunos de mais uma turma do projeto Cenas de Paz, realizado pela Cultura Rede de Comunicação, dentro da política pública Territórios Pela Paz (TerPaz). O grupo de 12 alunos, atendidos pelos serviços da Usina da Paz Cabanagem, em Belém, ganhou a certificação de conclusão de curso por participação nos 4 módulos de aulas e ainda tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da emissora pública e educativa do estado, em Belém, como parte da última ação realizada pela oficina.

“O projeto mudou bastante minha vida, além de trabalhar coisas que a gente gosta, a gente aprendeu as técnicas, aprendeu como transformar isso em audiovisual e mostrar para as pessoas, o nosso trabalho, aprendemos também o quão boa é a experiência de aprender a se comunicar com alguém, é impossível sair do curso a mesma pessoa”. Declarou Pedro Lucas, de 18 anos, aluno do projeto.

Essa foi a oitava turma formada pelo projeto, que já garantiu a mais de 300 jovens a certificação na criação e produção de conteúdo audiovisual, como explicou a diretora de comunicação comunitária e cidadania da Funtelpa, Vanessa Vasconcelos. “Nós somos uma emissora pública e educativa e isso aqui é a nossa devolução social para o estado Pará. Desde 2019 a Cultura Rede de Comunicação desenvolve o Cenas de Paz dentro dos espaços Territórios Pela Paz selecionados pelo Governo do Pará, onde havia um alto índice de criminalidade e nós, enquanto parceira desse projeto de transformação social, levamos até esses espaços as oficinas do Cenas de Paz, que nada mais é que uma oficina capacitante da linguagem geral da comunicação”. Frisou a gestora

O encerramento do ciclo de oficinas, realizados ao longo de 30 dias, também foi marcado pela escolha de um aluno da turma que se destacou durante a jornada, para se tornar jovem aprendiz na Cultura Rede de Comunicação, quem poderá dar continuidade ao aprendizado e abrir ainda mais o caminho para o mercado de trabalho. A escolha deve ser divulgada em breve.

Durante a cerimônia de encerramento, a turma apresentou um conteúdo audiovisual como trabalho de conclusão de curso assistiu à exibição de um material audiovisuais produzidos por alunos que já passaram pelo projeto, e ouviram relatos de ex-alunos que atualmente fazem parte da Funtelpa, atuando em diversos programas da Fundação. Os alunos finalizaram a programação nos estúdios do “Sem Censura Pará”, onde conheceram os bastidores de um dos programas mais assistidos da emissora.

“Foi uma experiência, antes de tudo, humanística, porque permitiu o encontro de diversas pessoas de diferentes idades, tivemos jovens, senhoras e senhoras, portanto, muitas vivências e muitos saberes para fazermos esse compartilhamento do saber formal com o saber de vida mesmo. Foi um momento de muita busca de todos, de aprendizado e de, fundamentalmente, resultados, foi uma experiência muito positiva cujo processo foi bastante rico, o sonho agora é que essas pessoas consigam se transformar em potências e formar novos núcleos, aplicar esses ensinamentos no dia a dia e potencializar sua própria vida e profissão”. Pontuou Francisco Weyl, professor do módulo de cinema, que esteve presente no momento da certificação e manifestou grande satisfação com o momento. 

Serviço - As inscrições para a próxima turma do Cenas de Paz, que deve ser realizada na Usina da Paz localizada no bairro da Terra Firme, já estão abertas e podem ser feitas de forma presencial no espaço, 40 vagas foram disponibilizadas. Os interessados devem levar cópia e original de Rg, cpf e comprovante de residência. As aulas ocorrerão durante todos os sábados de abril (06,13,20 e 27), das 08 às 18h.