Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO E OPORTUNIDADES

BootCamp GovTech: Sectet promove encontro entre Startups e gestão pública

Evento é um treinamento intensivo e capacita as startups para vender seus produtos e serviços ao poder público

Por Lilian Guedes (SECTET)
17/03/2024 10h43

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do programa Startup Pará realizou, na última sexta-feira (15), o evento BootCamp GovTech que reúne projetos selecionados e oferece um treinamento on-line intensivo para startups que pretendem desenvolver soluções tecnológicas e empreender no âmbito governamental. 

O encontro foi realizado no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT) e reuniu especialistas, representantes do governo e mentores da área para uma roda de conversas, palestras e trocas de experiências sobre tecnologia e inovação para empreendedores que buscam o desenvolvimento e soluções inovadoras na gestão pública. A coordenadora do programa, Maria Trindade, ressaltou a iniciativa do Governo do Estado em aprimorar o setor tecnológico. 

“O StartUp Pará é executado pela Sectet em uma iniciativa do governo do Estado que busca apoiar o empreendedorismo de base tecnológica, sendo disponibilizado de forma técnica com a possibilidade de recurso financeiro. Hoje, aqui, as empresas tiveram a possibilidade de conhecer a relação de compras públicas e apresentamos a proposta para a sociedade, para os empreendedores, o governo e investidores, gerando conexão entre as startups com o capital intelectual e o setor público que potencialmente pode se tornar seus compradores”, disse a coordenadora.

Participaram as 22 empresas selecionadas no edital Bootcamp Govtech que receberam aceleração no seu processo para melhor compreensão e a aproximação na relação de compra de soluções pela gestão pública.

A educação e inovação tecnológica desempenham papeis fundamentais no setor governamental, pois impulsionam o desenvolvimento econômico, a eficiência operacional e prestação de serviços públicos de qualidade.

Para o CEO e fundador da Startup “Yoshimura”, Diogo Yoshimura, o modelo que aproxima cidadãos do acesso e facilidade aos serviços tecnológicos é uma gestão que reafirma em números a necessidade de democratizar os serviços.

“Nossa Startup está voltada pra promover apicultura e policultura no Estado do Pará, nós prestamos serviços de polinização e na seleção de produtos oriundos da abelha. É muito importante para nós, fazermos um elo com o governo, aprender e entender as suas necessidades e formar parcerias para elevar a nossa atividade”, disse Diogo Yoshimura. 

Colaboração de Carla Couto e Raphaela Rocha / Ascom Sectet