Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COLÓQUIO

Evento acadêmico da EGPA debate práticas sustentáveis no serviço público

Por Isabela Quirino (EGPA)
23/11/2023 18h48

Pelo sexto ano consecutivo, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), por meio do seu Instituto de Formação Profissional e Superior, realizou o Colóquio de Governança Pública, que tem como finalidade fomentar o debate voltado à políticas públicas e também destacar a produção científica e acadêmica que é realizada pelos servidores públicos que atuam no Governo do Estado. 

"Ficamos honrados em proporcionar este espaço de debate técnico e acadêmico para o servidor público por mais um ano, além de trazer palestrantes excelentes por meio de importantes parcerias, como a Dra. Bárbara Galleli, da Universidade Federal do Paraná, e a Dr. Jaluza Silva, da Universidade Federal de Uberlândia", destaca o diretor geral da Escola de Governança, Helvio Arruda. 

Escola de Governança PúblicaA programação deste ano trouxe o tema "O papel do Estado na estruturação de iniciativas pró-ambientais e formação dos servidores públicos: evidências de práticas sustentáveis e aplicações nos ODS", considerando a relevância da discussão à sociedade e o papel da EGPA, selecionada pela Rede ODS Brasil como ponto focal de informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as Escolas de Governo do país. 

O Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Raul Protázio Romão esteve no evento e destacou o papel dos servidores públicos no desenvolvimento sustentável do Estado. "Precisamos encontrar soluções sustentáveis que proporcionem o desenvolvimento econômico e isso vem de políticas públicas de todos os órgãos do Estado, representados neste evento hoje, e com a Escola de Governança assumindo seu papel no Governo de preparar os servidores nesta direção", disse. 

A programação contou com a conferência de abertura e duas mesas temáticas de discussão, além da apresentação dos trabalhos acadêmicos selecionados para os cinco eixos de discussão. 

Ao todo, 14 trabalhos foram selecionados para serem apresentados, abrangendo os eixos temáticos Educação, Direito e Cidadania; Gestão do Conhecimento e inovação; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Orçamento e Finanças Públicas; e Política Pública e Governança, relacionados ao tema principal da programação. 

Antonio Cordeiro, servidor da Secretaria de Planejamento e Administração, apresentou o artigo "A percepção de sustentabilidade do servidor público: uma análise em uma secretaria no Estado do Pará" e destacou a importância das produções científicas no dia a dia de trabalho nos órgãos públicos. "A disseminação do conhecimento produzido por servidores públicos só tem a acrescentar para a excelência do trabalho que entregamos para a sociedade". 

O Colóquio é uma oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo das especializações e mestrados realizados na Escola de Governança Pública pelos servidores.

A programação continua nesta sexta-feira (24) quando serão abordados os temas "Gestão socioambiental nos órgãos públicos: recursos e competências necessárias para o bom desempenho" e "Aprendizagem organizacional e inovação no serviço público em contexto de práticas ambientais sustentáveis". Também serão apresentadas práticas sustentáveis desenvolvidas em órgãos da administração pública.