Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Detran realiza fiscalização e organização do trânsito na praia do Atalaia

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
28/07/2019 13h39

Fiscalização nas vias e na praia para resguardar a vida da população. As equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) se revezam diuturnamente em ações preventivas e coercitivas, no município de Salinópolis, até o próximo dia 4 de agosto, quando se encerra a Operação Verão 2019.

Na praia, o Detran fiscaliza a proibição do uso de quadricilos no Atalaia, devido a vários incidentes ocorridos nos anos anteriores. Este ano não se delimitou uma área exclusiva para o uso deste veículo na praia, então, após reuniões técnicas, optou-se pela proibição. O órgão disponibilizou dois agentes exclusivos para a fiscalização desta atividade, realizando rondas que vão da praia do Atalaia até o Farol Velho.

Ainda pela areia, o órgão vem realizando controle do fluxo de veículos que adentram a praia, orientando para que o trânsito se dê na organização feita com bandeirolas e, caso seja observado algum flagrante de infração, os agentes estão orientando e, dependendo do caso, autuando os condutores que não estiverem em conformidade com as leis de trânsito.

Na manhã deste sábado (27), um veículo que saía da praia com excesso de velocidade em uma curva, o condutor, que estava embriagado, perdeu o controle e capotou o carro. Sem vítimas fatais, os passageiros foram encaminhados para o hospital e o motorista foi encaminhado pelos agentes de trânsito à seccional da Polícia Civil na localidade.

O coordenador de operações do Detran, Ivan Feitosa, avalia que, apesar deste acidente, a movimentação tem sido intensa, porém sem grandes ocorrências na localidade. "A fiscalização está empenhada, de maneira ostensiva, na garantia da vida no trânsito, coibindo qualquer excesso praticado pelos condutores na infringência da lei".

LEI SECA
Na madrugada deste sábado (27), uma mobilização nacional ocorreu para que se realizasse uma grande Operação Lei Seca em todos os estados. O Detran realizou a sua na barreira localizada na PA-444, via de acesso ao Atalaia. Cerca de 20 agentes atuaram na operação, focando nos condutores que retornavam das festas realizadas na praia. "Foi observado um grande número de pessoas que elegeu um motorista da rodada, o que nos deixa cientes do papel importante da educação e fiscalização do órgão", ressalta Feitosa.

RECUPERAÇÃO
Policiais civis, em parceria com os agentes de fiscalização de trânsito do Detran, recuperaram, neste sábado, as câmeras furtadas dos contêineres usados como base para as ações do órgão durante a Operação Verão 2019. O furto aconteceu no último dia 25 na base do Detran, localizada na PA-444. O equipamento foi encontrado em uma área de mata no bairro do América e já voltou a ser utilizado pelas equipes nas ações do final de semana.

Colaboração: Leandro Oliveira