Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional do Marajó recebe novas mesas cirúrgicas de alta tecnologia para realização de cirurgias

A aquisição representa mais um avanço significativo na capacidade do hospital em realizar procedimentos cirúrgicos com maior precisão e eficiência

Por Ascom (Ascom)
26/04/2024 17h07

Neste mês, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste da Ilha do Marajó, recebeu do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), três novas mesas cirúrgicas de alta tecnologia, sendo duas ortopédicas e uma básica.

A aquisição representa mais um avanço significativo na capacidade do hospital em realizar procedimentos cirúrgicos com maior precisão e eficiência, contribuindo ainda mais para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população marajoara.

Rafaela Valente, gerente Assistencial do HRPM, diz que o Centro Cirúrgico do Regional do Marajó atende várias especialidades cirúrgicas, o qual, desde sua inauguração, em 2010, sob a gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, já realizou mais de 28 mil cirurgias.

"Com a chegada das novas mesas cirúrgicas de tecnologia de ponta, radiotransparente, podemos enfatizar vários benefícios, tanto para os nossos usuários, quanto para equipe médica que irá realizar os procedimentos. O médico, com os novos aparatos, pode realizar exames de imagem durante a cirurgia, evitando o deslocamento do usuário do centro cirúrgico, possibilitando ao médico visualizar o local exato que precisa ser manipulado", destacou.

Capacitação - A gestora comenta que, com a chegada das novas mesas cirúrgicas, foi promovida capacitação de toda equipe técnica do Centro Cirúrgico, contribuindo para o aprimoramento no conhecimento e aprendizado em relação aos cuidados e manuseio com esses equipamentos. A capacitação foi realizada pelo Técnico da Engenharia Clínica, Jhonny Sousa.

"Podemos, também, ressaltar que mesa possibilita variedades de posições cirúrgicas, principalmente nas cirurgias ortopédicas, sendo a nossa maior demanda, além de neurocirurgia, tendo em vista que somos porta aberta para poli trauma. Isso garante para a equipe médica maior mobilidade e ergonomia durante a cirurgia e maior conforto e segurança ao paciente", finalizou Rafaela Valente.

Jhonny Sousa explica que o treinamento foi realizado no intuito de instruir toda a equipe técnica do Centro Cirúrgico sobre o manuseio e cuidados na utilização do equipamento, bem como orientação de limpeza.

"As mesas cirúrgicas acompanhadas de tecnologia avançada e atualizada, garantem diversas vantagens referentes às mesas cirúrgicas substituídas, atendendo à demanda de cirurgias minimamente invasivas e neurocirurgias, no qual a menor altura da mesa é ideal para fornecer um ambiente de trabalho mais confortável e com maior ergonomia para todos os cirurgiões", informou o técnico em Engenharia Clínica.

O profissional destaca, também, dois grandes diferenciais: o espaçamento de imagem para a cirurgia cardiovascular e coluna vertebral, além da radiotransparência, em que todo o tampo da mesa é feito de material radiotransparente e sem qualquer barra transversal de metal para radioscopia. "Esse modelo suporta carga máxima de até 360 kg em posição normal, tendo almofada com descompressão multicamadas com design à prova d’água e consistente. As mesas receberam também o kit ortopédico com processo de montagem simples, prático e rápido, elevando a eficiência do cirurgião no ato cirúrgico", explicou.

Aprovação - Inez Seixas da Conceição, de 48 anos, realizou procedimento cirúrgico no HRPM e afirma que se sentiu segura com a equipe da unidade, enfatizando que foi muito bem tratada por todos.

"Foi tudo ótimo, me senti muito segura em relação ao meu procedimento o tempo todo. Fui bem tratada por todos os profissionais que me atenderam, além de ter sido muito bem orientada a respeito da minha cirurgia. Todos cuidam muito bem de mim. Indico o atendimento!", enfatizou a dona de casa.

Quedima dos Santos, 28 anos, também realizou procedimento cirúrgico na unidade hospitalar e demonstra satisfação com o atendimento, ressaltando o tratamento de qualidade que recebeu dos profissionais do HRPM. "Me senti muito segura e achei os profissionais muito atenciosos. Sobre a cirurgia, fui bem orientada, os profissionais me explicaram o que eles iriam fazer. A equipe de saúde está sempre me dando suporte. Ótimo atendimento", finalizou a dona de casa.

O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. 
Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto: Pedro Amorim