Pautas


Grupo de Trabalho sobre autismo será lançado nesta segunda-feira (17)

Por Tatiane Dias (SECOM)
Abertura: 17/06/2019 09h00
Encerramento: 17/06/2019 11h00
Local: Palácio do Governo
Endereço: Avenida Doutor Freitas, 2.531 - Marco, Belém (PA)
Contatos: Willian Serique: (91) 98532-0907

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), instituirá, oficialmente, na próxima segunda-feira (17), o Grupo de Trabalho de Estudo e Ações Relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista, criado a partir do decreto nº 108, de 13 de maio de 2019. A cerimônia oficial de lançamento ocorrerá às 9h, no Palácio do Governo.

Presidido e coordenado pela Seplan, o grupo tem o objetivo de fomentar discussões e o debate de propostas de políticas públicas e ações conjuntas, envolvendo a iniciativa privada e a sociedade civil, que busquem a promoção do tratamento e do acompanhamento de pessoas com transtorno do espectro autista. O objetivo é garantir a igualdade de oportunidades dentro da sociedade. A intenção é de que o grupo possa se reunir, periodicamente, para debater metas e objetivos a serem perseguidos.

A proposta, que vem sendo analisada, é de que um centro especializado possa, dentre outros pilares, proporcionar suporte especializado e humanizado para assistência social, saúde e cultura para o diagnóstico precoce do autismo.

Além da Seplan, integram o grupo a Casa Civil, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), a Ouvidoria Geral e a Secretaria de de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).