Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa/CCBS tem programação especial sobre biotecnologia e o cenário da Biomedicina

Por Ascom (Ascom)
16/11/2023 13h02
Abertura: 20/11/2023 14h00
Encerramento: 24/11/2023 12h00
Local: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/Campus II, em Belém.
Endereço: Travessa Perebebuí, 2623.
Contatos: ascom@uepa.br / (91) 98112.0744 / Diane Maués 9-9141-3949.

De 20 a 22 de novembro de 2023, o Grupo de Estudos em Bacteriologia Aplicada (Gebac) e o Laboratório de Microbiologia Aplicada e Genética de Micro-organismos (LabMicro) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoverão a I Semana de Microbiologia com o eixo temático: Saúde e Biotecnologia. E a Coordenação do Curso de Biomedicina da Uepa e o Centro Acadêmico de Biomedicina Evandro Chagas (Cabec), vão promover a VII Semana Acadêmica de Biomedicina, de 22 a 24 de novembro. Os eventos serão realizados em alusão ao Dia do Biomédico, celebrado no dia 20 de novembro.

A Biotecnologia é o ramo da biologia que desenvolve tecnologias ou matéria-prima a partir de organismos vivos, baseada nos processos biomoleculares e celulares, para criar ou modificar produtos e resolver problemas na sociedade.

Na Semana de Microbiologia, serão apresentadas palestras, minicursos e apresentações de trabalhos direcionados às áreas de bacteriologia, micologia, virologia e parasitologia, relacionando-as com a saúde humana e animal, além de trazer ao debate o que há de mais novo no âmbito da biotecnologia.

Na abertura, haverá a palestra magna 'A Importância da Microbiologia no Contexto Saúde e Biotecnologia' pelo coordenador do Grupo Gebac, professor Nilson Veloso Bezerra, às 14h15, no auditório da Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no CCBS/Campus II.

A Uepa é uma das apoiadoras do evento que é aberto para alunos e profissionais de qualquer graduação que tenham interesse no tema. As inscrições podem ser feitas por link na internet, acesse aqui.

Já a VII Semana Acadêmica de Biomedicina terá como tema O Panorama Biomédico da Amazônia, que tem como objetivo apresentar um painel da ação do biomédico na investigação, análise, gerenciamento e vigilância no cenário Amazônia. As inscrições podem ser feitas, aqui.  

O biomédico é o profissional capaz de explorar os conhecimentos da biologia e medicina para uso adequado no tratamento e monitoramento de doenças relacionadas ao homem, animais e espécies da flora.

Sugestão de entrevistados:
Nilson Veloso Bezerra - Professor de Microbiologia (Uepa)

Sávio Pinho dos Reis - Coordenador do Curso de Biomedicina (CCBS/Uepa).