Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PCT Guamá realiza evento nacional para destacar inovação sustentável na Amazônia

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
16/11/2023 12h57
Abertura: 30/11/2023 09h00
Encerramento: 01/12/2023 18h00
Local: Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém
Endereço: Avenida Perimetral, km 01, S/N, Guamá
Contatos: ascom@fundacaoguama.org.br / comunicacao@fundacaoguama.org.br / (91) 9 9222 1089

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá será palco do "Amazônia Tech: Parques tecnológicos e inovação Sustentável na Amazônia", evento promovido nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, de 9h às 18h, no auditório do Espaço Inovação.

Especialistas locais e de outras regiões do país se reunirão para somar conhecimentos e destacar a inovação sustentável na Amazônia, discutir alternativas para novos parques tecnológicos na região, analisar abordagens na bioeconomia e avaliar oportunidades e desafios que impulsionam a economia regional.

A programação inclui palestras, painéis, rodas de conversa, rodadas de negócios, exposição de empresas e atração cultural.

O evento é uma realização do PCT Guamá e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) com iniciativa da Fundação Guamá, conta com patrocínio da Mútua e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoPARQ), Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT), Parque Tecnológico de Tucuruí (Tecnolago), Parque Tecnológico do Alto Solimões (PaCTAS), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), Startup Pará e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Espaço Sustentável

No evento, será assinado pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, o Termo de Compromisso para a construção do Espaço Sustentável do PCT Guamá, um centro de capacitação e eventos, visando fortalecer a colaboração entre empreendimentos inovadores e sustentáveis, além de de coordenar a pesquisa aplicada, prestação de serviços e transferência de tecnologia para impulsionar o desenvolvimento de produtos.

O Governo Federal, através da Finep, do MCTI, anunciou, em agosto deste ano, a liberação de R$ 11 milhões para a construção deste novo prédio. O recurso deve ser liberado até o final de 2023, conforme informou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, durante a solenidade de anúncio dos valores liberados para parques de ciência e tecnologia em todo país.

Sugestão de entrevistados

  • Rodrigo Quites Reis - Diretor presidente da Fundação Guamá;
  • Victor Dias - Titular da Sectet;
  • Celso Pansera - Presidente da Finep;
  • Adriana Ferreira de Faria - Diretora-executiva do TecnoPARQ / Presidente eleita - Anprotec;
  • Amaury Acatauassu - Head de Novos Negócios do PIT São José dos Campos;
  • Amanda Fecury - Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP;
  • André Mesquita - Diretor-executivo do Tecnolago;
  • Taciana Coutinho - Coordenadora do Parque Tecnológico Alto Solimões;
  • Camilo Amaro - Coodenador do Laboratório de Bioquímica da UFV;
  • Essio Lanfredi - Gestor regional da ApexBrasil.