Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Parceria entre Cruz Vermelha e Hemopa reforça importância da doação de sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/12/2017 00h00

Um acidente de trânsito com vítima fatal e outras cinco pessoas em estado grave. O trágico cenário foi contexto para a simulação de salvamento realizada pela Cruz Vermelha Brasileira/filial Pará (CVB), na manhã desta terça-feira, 19, no pátio da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Belém.

Além de capacitar voluntários para o atendimento de vítimas de acidentes, a ação chamou a atenção para a importância da doação de sangue e contou com a participação do presidente nacional da Cruz Vermelha, Júlio Cals. “O objetivo principal de todas as nossas ações está relacionado com o amor ao próximo. Salvar vidas é destinar amor e vivemos isso no nosso dia a dia”, conta Cals.

A CVB é uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Neste mês de dezembro, a entidade completou 109 anos de existência no Brasil.

No Pará, a Cruz Vermelha existe há 36 anos. “Nossa relação com o Hemopa já dura muito tempo. São 33 anos de parceria que se solidifica cada vez mais. A doação de sangue é um ato solidário de extrema importância que precisamos incentivar sempre”, evidencia Júlio Cals.

A gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias, ressalta que a parceria entre a Fundação e a CVB é constante. “Eles sempre estão com a gente, nos dando apoio em todas as nossas campanhas realizadas ao longo do ano. Sendo que duas vezes ao ano, eles fazem campanha de doação de sangue entre eles”, informou.

Doadores: Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalo de cada dois meses e as mulheres a cada três meses.

Serviço: Em Belém, as doações de sangue podem ser feitas no hemocentro coordenador que fica na Travessa Padre Eutíquio, bairro de Batista Campos, ou na Estação de Coleta Castanheira, que funciona no térreo de acesso ao Pórtico Metrópole, de segunda a sexta-feira, de 7h30 as 18h, e aos sábados de 7h30 as 17h. Fone: 3110-6500 / 08002808118.