Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSELHO

Municípios se preparam para a 6ª Conferência Estadual das Cidades

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/09/2017 00h00

Começou nesta terça-feira, 26, no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), a décima reunião ordinária do Conselho Estadual das Cidades - ConCidades/PA, que vai debater e aprovar questões importantes na área do desenvolvimento urbano no Estado. Durante quatro dias, membros do Conselho estarão reunidos nas câmaras setoriais abordando temas ligados ao saneamento, habitação, trânsito, transporte e mobilidade.

“Esta reunião é importante porque vai definir os encaminhamentos e preparativos para a realização da Conferência Estadual das Cidades, aqui em Belém, e também da 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em Brasília. E o Governo do Pará, por meio da Sedop, dará todo o apoio. A verba já está garantida”, declarou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Klautau de Mendonça, na abertura da reunião.

Além de secretário, Ruy Klautau também é o presidente do Conselho Estadual das Cidades e, entre suas atribuições, está a de articulação e fomento das ações entre o poder público e sociedade civil, para assegurar a execução das políticas de desenvolvimento urbano.

A data de realização das conferências só deve ser definida no início de outubro, quando o Ministério das Cidades anunciar o calendário nacional. Mas o tema central já foi fechado: “Função Social da Cidade e Propriedade”. Segundo a secretária executiva do ConCidades/Pará, Bernadete Cruz, a realização das conferências marca a interlocução entre os poderes públicos e os diversos segmentos da sociedade para tratar sobre assuntos relacionados à política de desenvolvimento urbano. Ela destaca o Conselho como um “grande fórum de debate com todos os interessados na gestão democrática das cidades”.