Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TUCUNDUBA

Projeto de saneamento leva melhorias para mais de 250 mil pessoas em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/09/2017 00h00

Quem caminha pelas duas margens do canal do Tucunduba, no trecho entre as Ruas São Domingos e Mundurucus, no bairro do Guamá, parece ainda não acreditar no que está acontecendo: “Ver essa pista grande e asfaltada, parece um sonho! Ninguém acreditava que isso ia acontecer um dia. É bom demais!”, celebra a dona de casa Adailza do Nascimento, 35 anos. Ela conta que seu pai sempre morou próximo ao canal do Tucunduba. Ela nasceu e se criou ali, onde vive até hoje com o marido e os dois filhos. “Essa obra é uma benção! Eles também estão cuidando do canal, limpando e agora vão fazer as calçadas. Tá melhorando tudo pra gente aqui, fica mais fácil caminhar até a feira, pros meus filhos irem pra escola, pro transporte, pra tudo”, diz dona Adailza, com um largo sorriso no rosto.

A obra a que a moradora se refere é o projeto de Saneamento Integrado do Tucunduba, que está sendo executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Orçada em R$ 34.282.306,34, com recursos provenientes do Orçamento Geral do Estado (OGE) e financiamento do FGTS, essa etapa da obra foi reiniciada em janeiro/2016 e envolve uma área de cerca de 800 metros, no trecho que vai da Rua São Domingos até a Rua dos Mundurucus e deve ser concluída em maio de 2018.  

Outra paisagem

A mudança na paisagem impressiona, principalmente pra quem mora na área e sempre sofreu com os alagamentos e a falta de saneamento. “Antes dessa obra, com a maré grande e as chuvas, o igarapé entrava até na minha cozinha, alagava tudo”, lembra a dona de casa Marilene Moraes, 38 anos, casada e cinco filhos. Ela mora há 17 anos na passagem Boa Esperança, as margens do Tucunduba. “Todos falavam que isso não ia acontecer. Que eu ia morrer e não ia ver essa obra realizada. E agora olha aí, a avenida Tucunduba sendo construída bem na frente da minha casa”, comemora Marilene.

 Duas grandes pistas com 800 metros de extensão já foram abertas nas duas margens do canal e estão sendo pavimentadas. A obra também inclui a construção de meio-fio, calçadas e ciclo faixas. Além disso, também foi feito o alargamento do canal, com serviços de drenagem, dragagem, limpeza e instalação de tubulação de esgoto. As paredes laterais do canal, chamadas de talude, já estão sendo revestidas com grama, para evitar a erosão. O projeto também inclui a construção de três pontes de concreto e uma passarela metálica. “Nós temos hoje cerca de 130 operários trabalhando no Tucunduba. Dos 800 metros programados, restam apenas 200 metros para concluir esse trecho até a Rua dos Mundurucus”, explicou o engenheiro da Sedop, Gilmar Mota.

Mais de 250 mil pessoas vivem hoje ao longo da bacia Tucunduba, considerada a segunda maior bacia hidrográfica da capital e que atravessa cinco bairros: Guamá, Universitário, Terra Firme, Canudos e Marco. Paralelamente as obras, técnicos e engenheiros da Sedop já estão trabalhando para fazer a licitação da última etapa do projeto Tucunduba, no trecho de 1.4 km que começa na Rua dos Mundurucus e termina na Rua da Vileta.