Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACERVO

Projeto PGE Cultural recebe obras da fotógrafa Brenda Brito

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/09/2017 00h00

O Projeto PGE Cultural, lançado pela Procuradoria Geral do Estado do Pará, recebeu nesta quinta-feira (28) a doação de duas obras da fotógrafa paraense Brenda Brito. As peças foram entregues pela artista, na sede da instituição, em Belém, ao procurador geral do Estado, Ophir Cavalcante Junior, acompanhado pelo procurador-geral adjunto do Contencioso, Henrique Nobre Reis, pela procuradora do Estado Fabíola de Melo Siems e membros da Comissão Curadora da ação denominada “Valorização de Obras de Arte da PGE”.

Brenda Brito doou as obras “Canoas de Caraparu” e “Canoas e Enfeites”, produzidas no ano passado, que retratam registros de umas das festividades religiosas mais antigas e tradicionais do Estado: o Círio de Nossa Senhora da Conceição, na localidade de Caraparu, no município de Santa Izabel, nordeste paraense. A romaria é organizada há mais de 110 anos e tem suas peculiaridades. Parte dos devotos segue pelos igarapés e, em vez do andor, uma embarcação é usada para conduzir a berlinda. Tudo é acompanhado por dezenas de fiéis em canoas ao longo do rio.

“A fotografia é uma forma de sair do meu mundo de introversão. É meu jeito de falar, por meio das imagens, com quem se dispuser a parar por alguns segundos para ver a minha perspectiva do mundo”, revelou Brenda Brito. A fotógrafa disse ainda que se sente feliz, na condição de artista iniciante, em contribuir com o projeto artístico e cultural da PGE e pela oportunidade de poder despertar diferentes sensações, de dialogar com o público e mostrar o seu trabalho para o olhar, a crítica e admiração dos servidores e do público que acessam as instalações da Procuradoria. “Poder exercitar a expressão, a criatividade e oferecer um ânimo diferente a espaços, como os de instituições públicas, é uma honra para mim”, frisou a artista.

Ophir Cavalcante Junior assinou o termo de recebimento das obras e agradeceu à Brenda Brito pela doação das fotografias, que passarão a integrar o patrimônio público da Procuradoria Geral do Estado. “A arte nos ajuda a olhar o mundo de forma diferenciada porque o olhar do artista possui o aspecto da singularidade e nos leva a refletir sobre o que o nosso olhar não alcança. Agradeço à Brenda, que, com sua solidariedade e sensibilidade, conseguiu compreender a importância do Projeto PGE Cultural para o fomento e a valorização da produção artística e cultural paraense”, destacou o titular da PGE.

Todas as fases do Projeto de Valorização de Obras de Arte e a guarda final do acervo da PGE serão coordenadas pela Comissão Curadora, composta pelos procuradores Roland Raad Massoud, Gabriella Dinelly Rabelo Mareco, Gustavo Tavares Monteiro e Myrza Tandaya Nylander Pegado e pela servidora Iêda Andrade Fernandes. Após as fases de levantamento e catalogação, será instalada uma curadoria permanente, que também terá a participação de profissionais ligados aos segmentos artístico e cultural que não atuam na instituição.

Além da fotógrafa Brenda Brito, o acervo da PGE também possui obras dos artistas Luiz Braga, Marinaldo Santos, Carmem Gusmão, José Augusto Toscano Simões e Eliene Tenório.