Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO

Unidade móvel do Hemopa coleta sangue no Ministério Público

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/10/2017 00h00

O Ministério Público (MP) montou uma verdadeira força-tarefa para ajudar a combater e prevenir dois tipos de câncer: o de mama e o de próstata. Nesta terça-feira, 10, o Departamento Médico e Odontológico da instituição realizou o seminário “Outubro Rosa, Novembro Azul: prevenção do câncer de mama e próstata” no auditório Fabrício Ramos Couto, do Centro de Estudos de Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) esteve no evento com sua unidade móvel que contabilizou a participação de quase 40 voluntários.

“As complicações das doenças então muito ligadas ao diagnóstico tardio. Por isso precisamos focar na prevenção. E não há melhor forma de fazer isso do que investir em esclarecimento”, ressaltou a promotora de Justiça de Saúde, Suely Catete.

A promotora diz que a parceria com o Hemopa surgiu da constante necessidade de transfusões de sangue em pacientes com câncer. “Aqui estamos focando na prevenção, mas não podemos deixar de pensar em quem já está diagnosticado. O sangue é extremamente importante pra quem faz tratamento contra o câncer, seja pra quem vai fazer a cirurgia ou para manter a qualidade de vida”, explica.

A servidora do MP Tássia Gomes escutou o chamado e se prontificou a fazer a doação de sangue pela primeira vez. “Hoje cheguei para trabalhar e vi toda essa movimentação. Penso que, se tenho saúde para isso, posso ajudar. Tem tanta gente precisando e é um ato tão simples”, destaca.

Para a assistente social do Hemopa, Aurismar Texeira, esse tipo de parceria é fundamental para melhorar o estoque de sangue da Fundação, que está em estado crítico. “Com a unidade móvel vamos ao encontro do doador, e isso facilita muito a doação. Geralmente as pessoas não encontram tempo para doar e utilizamos essa estratégia para incentivar os voluntários”, apontou.

Foi o que aconteceu com o produtor rural Orlando Quaresma, que mora no município do Acará. “Já sou doador de sangue, mas a gente nunca tem tempo de ir ao Hemopa. Essa é a segunda vez faço a doação no ônibus. Ele facilita muito o nosso acesso”, explica.