Agência Pará
De
A
OPERAÇÃO VERÃO

Esquema de segurança garante final de semana tranquilo aos veranistas em Bragança

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/07/2015 10h16

O primeiro final de semana das férias de julho foi de tranquilidade em Bragança, no nordeste do Pará. Nem mesmo a chuva que caiu, tanto no sábado quanto no domingo, pela manhã, afastou o público das programações que aconteceram na sede e também na praia de Ajuruteua, principal balneário do município.

No sábado, 4, ainda era possível estacionar veículos de passeio sem grandes problemas na entrada da praia. Mas no domingo, 5, o trânsito ficou mais complicado, principalmente devido a chegada de cerca de 40 ônibus e micro-ônibus fretados por veranistas. No sábado à tarde, com a maré baixa, os 16 integrantes do 12º Sub Grupamento Bombeiro Militar, com sede em Bragança, tiveram pouco trabalho. Mas no domingo, pela manhã, com maré alta e fortes ondas, o bombeiros mantiveram vigilância sobre os banhistas.

O capitão Adolfo Lopes é o comandante da tropa, que fica de prontidão das 8 às 18 horas, na praia. Segundo o militar, o movimento foi bastante tranquilo, sem maiores ocorrências. “Aqui em Ajuruteua, os atendimentos mais recorrentes são por acidentes com animais marinhos como bagres, águas-vivas e caravelas. Ministramos os primeiros socorros na praia mesmo, e temos uma ambulância de plantão aqui no balneário e outra na comunidade Bonifácio, que fica perto. Se precisarmos de resgate, ele será imediato. Mas não tivemos nenhuma ocorrência até este momento”, informou.

Quem aproveitou a calmaria de sábado foi o casal Luciano Maia e Ana Carolina Colares. Os dois tinham planejado passar o final de semana em Salinas, mas decidiram ir para Ajuruteua, pela segunda vez. “Somos estudantes e estamos aproveitando as férias para descansar e nos divertir um pouco. Gostamos daqui pela tranquilidade e calma, é um lugar perfeito para famílias, além do que é uma praia muito linda”, disse o casal.

Já no domingo, a praia estava mais agitada. Muitas famílias que chegaram nos ônibus de piquenique esperavam que a maré baixasse para aproveitar o dia de sol. A autônoma Rosilene Martins de Sousa ficou deslumbrada com a beleza da praia, que ela visitou pela primeira vez, sempre atenta ao filho Isaac de Carvalho, de cinco anos, que se divertiu soltando pipa.

Rosilene mora no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua. Ela e o marido pagaram R$ 60, cada, para estar no passeio. “Saímos de casa a uma da madrugada, e chegamos às sete horas. Mas eu acho que vale a pena o esforço, porque essa praia é muito bonita. Só vamos retornar no final da tarde”, disse Rosilene.

Trânsito – Para os fiscais da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA), mais importante do que ir e voltar dos balneários é fazer a viagem com segurança e com os direitos do usuário sendo respeitados. A Agência conta com dois controladores no Terminal Rodoviário de Bragança, que é vinculado ao de Capanema. “Com aumento da demanda, ficamos mais atentos aos desrespeitos quanto à lotação dos veículos,a  questão dos 15% dos lugares que são destinados às gratuidades, paradas não autorizadas e o transporte clandestino que surge quando há muito passageiros”, explicou Frank Lisboa, controlador em Bragança.

Frank estimou que o movimento de passageiros no terminal de Bragança chega a dobrar a cada final de semana. “Temos 14 horário normais em direção a Belém. Mas nos finais de semana de julho, temos quase um ônibus extra em cada horário. Com isso, alguns problemas podem surgir, mas estamos atentos”, completou o controlador.

Na noite de sábado, agentes dos Departamentos de Trânsito estadual (Detran) e municipal (Demutran) fizeram uma blitz no entorno da Praça da Bandeira, no centro de Bragança. Essa primeira operação das férias teve início às 19 horas e se prolongou até as duas da manhã de domingo. Foi uma blitz completa, inclusive com testes de etilômetro e serviço de guincho. Quatro agentes do Detran de Belém e seis de Capanema reforçarão o contingente em Bragança até o dia 6 de agosto.

O agente Jorge Bahia comanda as operações em Bragança. “Nossa diretriz aqui é de tolerância zero com relação a motoristas alcoolizados. Estamos aplicando os testes de bafômetro, mas por enquanto, não tivemos ocorrências positivas para alcoolemia. O que esperamos é que os condutores que porventura venham a exagerar na bebida evitem dirigir para não provocar acidentes”, disse.

Na tarde de domingo, a blitz do Detran se deslocou para a estrada que dá acesso à praia de Ajuruteua. O Detran está operando em Bragança com duas motocicletas, um guincho, dois carros de suporte e uma caminhonete. Na manhã de domingo, as barreiras de fiscalização para os motoristas foram feitas pela Polícia Militar do Pará, no mesmo local de acesso.

Segurança - A Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) de Bragança, que responde também, aos finais de semana, pela Delegacia de Tracuateua, não registrou maiores ocorrências neste final de semana. Rafaella Lacerda, delegada responsável pela unidade, confirmou que o plantão do fim de semana foi tranquilo.

A UIPP recebeu reforço de contingente neste final de semana e vai continuar assim até o final das férias. “Somos três pessoas normalmente aqui, mas agora temos mais três. Com esse reforço, podemos fazer rondas ostensivas e atuar de forma preventiva, para inibir a criminalidade. Na noite de sábado, tivemos um regitro de perturbação da paz pública em razão de uma festa de aparelhagem, que estava com som muito acima do limite aceitável. Com o reforço policial, pudemos mandar uma viatura ao local, que sanou o problema”, relatou a delegada.

No terceiro final de semana de julho, Bragança vai receber a já tradicional micareta Carnabragança, que atrai muitos visitantes e leva milhares de pessoas às ruas cidade. Mas a Polícia Civil já está preparando um esquema de segurança para que tudo transcorra da forma mais tranquila possível. “Teremos o reforço de duas viaturas, uma de Tracuateua e outra de Augusto Corrêa. E assim aumentaremos o efetivo para as rondas”, garantiu Rafaella.