Espaços de lazer e mobilidade urbana marcam entregas do Governo do Pará em outubro
Investimentos em infraestrutura, educação, cidadania, moradia e segurança beneficiam diversos municípios paraenses
O Parque Linear da Nova Doca e o novo Porto Futuro estão entre as principais entregas do Governo do Estado, no mês de outubro de 2025, em Belém. Os espaços de lazer, prática esportiva e convivência social são legados da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) para a capital. Obras de mobilidade, também entregues neste mês, como o novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, a ponte de Outeiro, o viaduto da avenida Mário Covas com a avenida Independência e o BRT Metropolitano são destaques entre os investimentos do poder executivo estadual.
O Museu das Amazônias, o Armazém da Gastronomia, o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia e a Caixa Cultural integram o novo Porto Futuro. O equipamento é dedicado a valorizar a cultura, a ciência, a culinária e a tecnologia das Amazônias. A engenheira de produção, Kamila Reis, que é paraense, mas mora, atualmente, no Rio de Janeiro, já visitou os novos espaços e aprovou os investimentos estaduais.
“Todos os novos espaços estão muito lindos, seguros e organizados. São boas opções de lazer e cultura tanto para encantar turistas, como para os próprios moradores. O Museu das Amazônias é um dos meus preferidos, com exposição espetacular e interativa para todas as idades e ao sair do espaço, damos de cara para a beira do rio, aquela brisa do final da tarde, pôr-do-sol, alguma música “marcante” tocando no fundo. Para mim, é um dos ‘rolês’ mais gostosos de Belém”, diz.
MOBILIDADE – O novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, em Belém, com capacidade para realizar 2 mil embarques e desembarques por dia e ancorar até 10 embarcações simultaneamente é um dos ganhos da capital, em outubro, no âmbito da mobilidade. Cerca de 10 mil moradores das ilhas próximas são beneficiados, principalmente de Cotijuba, uma das principais rotas turísticas da região.
Outro avanço é a nova ponte estaiada Pastor Firmino Gouveia, que liga os distritos de Icoaraci e Outeiro, representando um marco de modernidade, integração e desenvolvimento urbano para a Região Metropolitana de Belém (RMB). O Viaduto Pastor Gilberto Marques, localizado no cruzamento da Avenida Mário Covas com a Avenida Independência, em Belém, é mais um investimento, que beneficia mais de 30 mil pessoas que circulam diariamente entre a capital e Ananindeua.
No final de outubro, foi entregue o BRT (Bus Rapid Transport) Metropolitano. O projeto representa um marco na mobilidade urbana, conectando Belém, Ananindeua e Marituba diretamente, além dos municípios de Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, Castanhal. Com 21,6 quilômetros de extensão, 10,8 km em cada sentido - entre o Entroncamento e Marituba -, o BRT Metropolitano foi concebido para garantir fluidez no trânsito e melhorar o transporte público da principal via de ligação da região: a BR-316.
“São obras estratégicas, que promovem a transformação da qualidade de vida da população, criando um novo conceito de mobilidade e do direito de ir e vir das pessoas aqui na região. A exemplo do BRT Metropolitano. Ao longo da BR-316, com 265 ônibus, com wi-fi, ar-condicionado, que vai garantir que as pessoas passem menos tempo no trânsito, com mais conforto e segurança no deslocamento”, ressalta Adler Silveira, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).
INFRAESTRUTURA – Entre as outras obras entregues pelo Estado em outubro de 2025, estão a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já construída no Pará, a ETE Una; a entrega de novas salas, de tomografia e de raio-X, e de um conjunto de equipamentos hospitalares ao Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol); e o Ginásio Poliesportivo Marcus Vinícius, no município de Bonito.
CIDADANIA – A entrega da 18ª Usina da Paz do Pará, no município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense é outro investimento estadual. No âmbito da cidadania, as entregas de mais de 2 mil novos óculos a moradores do bairro Castanheira, em Belém e do Conjunto Jaderlândia, em Ananindeua, por meio do programa estadual "Por Todas Elas", estão envolvidas.
EDUCAÇÃO – Em outubro, o Estado chegou na 172ª escola reconstruída e modernizada. Foi a vez da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, localizada no bairro do Marco, em Belém, ser contemplada com as melhorias. Já na educação infantil, foi entregue a creche "Professor Aguinaldo Bentes do Rosário”, no município de Magalhães Barata, beneficiando 200 famílias com um novo espaço de aprendizado, cuidado e acolhimento para crianças de 0 a 5 anos.
SEGURANÇA - Por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Governo lançou a Delegacia Virtual Multilíngue, que passa a funcionar em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês; entregou o espaço “Pró-Mulher Acolhe”, como uma ampliação das ações do Pró-Mulher Pará, com o objetivo de garantir o atendimento biopsicossocial a mulheres cadastradas no programa; e novos equipamentos, como viaturas, coletes balísticos, pistolas, granadas, rádios, ônibus, viaturas de resgate, lanchas rápidas e uma carreta que será utilizada como o mais novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel para a Segurança Pública.
TURISMO – A orla de Ourém, novo cartão-postal do município e região Rio Capim, é uma das iniciativas estaduais que fortalecem o turismo no interior do Estado no mês de outubro. Com uma área total de intervenção de 18.282,55 m², o espaço ganhou novas áreas verdes com gramado, bancos de concreto e espaço de convivência. As vias de acesso ao local receberam serviços de drenagem profunda, pavimentação em blocos de concreto e calçadas acessíveis.
TERRA E MORADIA – Mais de 1 mil famílias receberam cheques do Programa Habitacional "Sua Casa", via Companhia de Habitação do Estado (Cohab), e títulos de propriedade de terra, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), nos municípios de Ourem, Bonito e Ananindeua, no mês de outubro.
