Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Agentes do Detran do interior doam sangue na capital paraense

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/10/2017 00h00

Eles vieram a Belém para reforçar a segurança no trânsito durante a festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e se transformaram também em doadores de sangue. Nesta terça, dia 17, um grupo de 15 agentes de fiscalização do Departamento do Trânsito do Estado do Pará (Detran), de quatro municípios diferentes, estiveram na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

“Todos os anos nós somos deslocados para Belém para ajudar na organização do trânsito durante o Círio. Mas, neste ano, vamos ficar um pouco mais, até o final do mês, para também participar de capacitações do Detran. Então, aproveitamos para fazer essa boa ação. Muitos de nós, como eu, estão doando sangue pela primeira vez”, relata o agente de fiscalização Hélio Santos, que trabalha em Parauapebas.

Além de Parauapebas, os agentes também vieram de Castanhal, Abaetetuba e Redenção. Um reforço e tanto para o estoque de sangue do hemocentro, que enfrentava uma baixa no número de doações de sangue. “Iniciativas assim fazem toda a diferença no Hemopa e na vida de centenas de pacientes”, ratifica a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias.

Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalo de dois meses e as mulheres a cada três meses.

As doações de sangue podem ser feitas no hemocentro coordenador, que fica na Travessa Padre Eutíquio, bairro de Batista Campos, ou na Estação de Coleta Castanheira, que funciona no térreo de acesso ao Pórtico Metrópole, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h.