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Prodepa concorre em duas categorias no Prêmio e-Gov 2015

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/09/2015 18h43

Dois sistemas desenvolvidos pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) estão entre os 16 finalistas do 14º Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov 2015). O Governo Digital Mobile e o Sisp 2.0 são os projetos finalistas, o primeiro na categoria e-Serviços Públicos e o segundo em e-Administração Pública. A divulgação dos vencedores e a solenidade de premiação da 14ª edição do prêmio serão feitas na abertura da 43ª edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop 2015), entre os dias 7 e 9 de outubro, em Salvador, na Bahia.

“Estamos concorrendo com um excelente percentual, dois cases importantes para o Pará. Em 2013 também tivemos dois finalistas e infelizmente não ganhamos, então esperamos que esse ano o resultado seja diferente, com pelo menos um vencedor. Estarmos entre os 8 finalistas é uma probabilidade boa que a gente tem”, afirmou Lourenço Monteiro, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa.

Sendo um prêmio de excelência, na avaliação dos projetos, o e-Gov considera o ineditismo da solução, a modernização dos serviços públicos oferecidos, a interação com o governo, a usabilidade e a facilidade de acesso, a qualidade técnica, a segurança e a privacidade, a possibilidade de replicar o projeto em outros governos e, principalmente, os impactos e resultados, ou seja, qual o público beneficiado e que resultado a ferramenta atingiu ou vai atingir.

Criado em 2002, o Prêmio e-Gov, que ocorre anualmente, tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, visem modernizar a gestão pública em benefício da população.

Serviço público - O Governo Digital Mobile é um aplicativo que busca facilitar o acesso do paraense a diversas demandas. Desenvolvido para ser uma solução rápida e ágil para a população, o app torna fácil informar situações, reportar problemas e solicitar serviços a distância, de acordo com os tipos de demanda cadastrados pelo órgão público escolhido. A Prodepa fornece serviço de informação de queda de sinal de internet do Navegapará em praças públicas; os bombeiros fornecem serviço de informação de incêndio; a Cosanpa fornece serviço de informação para vazamento de canos; e a Polícia Civil fornece o ponto cidadão, em que o indivíduo pode anunciar assaltos a ônibus, violência nas escolas e em postos de saúde e atendimento em delegacias, etc.

“Um mesmo aplicativo atende todas essas demandas. Criamos o que chamamos de hub de serviços: um conjunto de serviços para que o cidadão possa fazer uma reclamação, em que basta somente uma foto e três ou quatro toques na tela para que se envie a informação. O cidadão recebe no celular o passo-a-passo do procedimento até a finalização do chamado com a solução encontrada”, disse Lourenço.

Outra aplicação importante do Governo Digital Mobile é georreferenciamento, ou seja, ele captura as coordenadas via GPS do celular em tempo real e as transmite para os servidores dos órgãos públicos, que já informam onde está ocorrendo o problema, o que torna ainda mais fácil o seu uso para o cidadão. Outros órgãos do governo podem participar do Governo Digital Mobile, basta entrar em contato com a Prodepa.

Sistema para gestão - O SISP 2.0 é um sistema implantado em algumas delegacias com a finalidade de auxiliar a gestão de segurança pública. O Sistema Integrado de Segurança Pública existe há mais de 12 anos, mas sua primeira versão já estava ficando defasada por conta das novas tecnologias que surgiram nestes anos. A Prodepa, então, inicializou a implementação de um novo sistema criado para ter atualização rápida e fácil. O sistema visa a integração com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Polícia.

O Sistema foi trabalhado com o auxílio da polícia, que informava o que queria, como a separação das opções para facilitar a organização. O SISP tem modelos padronizados de peças do inquérito, georreferenciamento, mapas de distribuição de ocorrência, integração com o Mapa de Gestão e com o Governo Digital, possibilidade de cruzar informações com outros órgãos, entre outros.

“Não foi a primeira tentativa de se substituir o Sistema de Segurança Pública, mas esta foi a primeira tentativa que deu certo. Temos resultados perceptíveis, além de uma rotina de atualização que é muito mais prática para o servidor que usa o sistema”, disse Anderson Goés, gerente de Tecnologia e Inovação da Prodepa.

Ainda em implantação, o Sistema Integrado de Segurança Pública 2.0 já abrange quase toda a região metropolitana de Belém. O sistema antigo ainda está disponível para consulta e para finalização de processos ainda em andamento.