Programa 'Recomeçar' garante benefícios a famílias vítimas de incêndio no bairro do Jurunas
Criado em 2020, o programa promove ajuda financeira emergencial a pessoas em vulnerabilidade social, vítimas de desastres naturais
O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (25), benefícios do programa ‘Recomeçar’ a representantes de 4 famílias que perderam bens em um incêndio ocorrido na última quarta-feira (19), na Travessa Honório José dos Santos, bairro do Jurunas, em Belém. A entrega simbólica foi realizada na Usina da Paz Jurunas/Condor.
A dona de casa Eunice Pereira dos Santos foi uma das vítimas e teve a casa onde mora com a família parcialmente destruída pelas chamas. “Isso vai ajudar muito a gente. Por um momento eu pensava que não ia ter nenhuma ajuda e estava muito triste. Mas agora estou me sentindo mais aliviada”, disse.
Outra contemplada foi a dona de casa Joana do Socorro Gama, que teve a casa totalmente destruída durante o triste ocorrido. “A minha casa era toda de madeira. Não sei dizer exatamente o que aconteceu. Essa ajuda é importante, pois estou precisando muito. Minha casa se foi de uma hora pra outra, fiquei só com a roupa do corpo. Preciso e quero o meu cantinho de volta”, declarou Joana.
Durante a entrega, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, afirmou que o Estado está dando todo o suporte necessário para auxiliar na reconstrução das vidas das pessoas envolvidas.
“Estamos entregando esses auxílios com o pagamento de salário mínimo, entrega de cestas básicas e kits para que essas pessoas possam dormir e se acomodar melhor. O que estamos fazendo é trazer possibilidades para que essas pessoas que tiveram perdas materiais possam recomeçar, que é justamente o nome deste programa da Defesa Civil do Estado”, pontuou o secretário.
Ainda de acordo com o titular da Segup, já foram encaminhadas à Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e à Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) todas as informações necessárias para que as famílias atingidas também possam ser inseridas em outros programas de assistência e moradia do Governo do Estado.
As famílias atingidas também vão poder utilizar os serviços disponíveis nas Usinas da Paz para garantir a emissão dos documentos perdidos durante o incidente.
Recomeçar - Criado no ano de 2020, o programa promove ajuda financeira emergencial a pessoas em vulnerabilidade social, vítimas de desastres naturais.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Jayme Benjó, explica que o programa também passou a atender famílias que tiveram imóveis atingidos por incêndios.
“Esta foi uma inovação no decreto. Hoje em todo incêndio de grandes proporções onde residências são totalmente ou parcialmente atingidas, o Governo do Estado, através do Programa Recomeçar, passa a cada família um salário mínimo para ajudar na compra de itens que foram perdidos. Hoje estamos atendendo quatro famílias que, a partir de amanhã, já poderão ir a qualquer agência do Banpará, com o seu documento que tem no seu CPF e RG, para receber o valor do programa”, concluiu o comandante-geral.